VOCÊ É CASADO... VOCÊ É FELIZ?

VOCÊ É CASADO... VOCÊ É FELIZ?

Não é o casamento que deve ser feliz, mas as pessoas que se uniram em razão de um sentimento inicial que foi trabalhado, construído, fez valer a pena a decisão de casar e valeu a pena continuar este elo se juntos estão, especialmente após muitos anos; quase uns "jurássicos" sentimentais, para alguns.

Ouvi um Padre falar que é preciso ter vocação, também, para o Casamento.

Olhando ao redor, posso admitir que existe mesmo a predisposição para esta entrega e partilha de uma vida com alguém, no intuito de viver um casamento duradouro, no qual as pessoas consigam enxergar um futuro, já na maturidade, com filhos adultos, genros ou noras e netos, com o casal ainda feliz.

Respeito todos os que não conseguem, não conseguiram ou não conseguirão. Alguns podem tentar mais uma ou duas vezes ainda construir um novo casamento, outros terão o casamento como mero ato formal e irão casar muitas vezes e outros desistirão, não só de casar novamente, mas de acreditar num sentimento tão forte que os faça felizes.

A cada dia fica mais distante o conceito de casamento para a vida inteira, ou "até que a morte separe".

Talvez seja curioso que não considero estas ideias características de uma determinada época ou de uma formação religiosa específica.

Acredito muito que se houver sentimento de carinho, respeito, solidariedade, atitudes de compartilhar, ser companheiro, ter tempo para ouvir e cuidar, encontrar alegria e paz em coisas grandes ou pequenas, juntos, as pessoas podem ser felizes no casamento.

Felicidade é uma delicadíssima colcha de retalhos, bem colorida de momentos vividos, com as dificuldades inerentes, onde o resultado é positivo e gostoso de lembrar.

Pode-se ser feliz casado...

Ainda que haja exceção; mesmo quando nos recusamos a aceitar esta realidade.

Dalva da Trindade S Oliveira

(Dalva Trindade)

26.02.2019