O Tempo - Relação entre causa e efeito.

Outro dia eu li uma frase onde o poeta dizia "O tempo transforma semente em outra semente e a outra semente em lenha e amanhã faz exortar aquele, que hoje desdenha"

Mas o que será que isso quer dizer? O que será que o tempo significa nas nossas vidas? Longe de tentar explicações para o poema, pois poesia é arte e arte não se explica, cada pessoa interpreta da maneira que melhor lhe aprouver à alma. Vou tentar falar alguma coisa sobre os efeitos do tempo e a nossa relação com o Universo. Eu digo "Universo" porque pressuponho que algumas pessoas que venham a ler não tenham religião, mas eu poderia usar as expressões "Deus" ou "infinito" ou "eu" ou simplesmente "alma". A sua relação consigo mesmo.

Enquanto seres humanos, nós temos a capacidade de registrar a passagem do tempo, mas muitos de nós não tem o costume ou não se dá muito ao trabalho de observar essa passagem. A gente vai vivendo, o tempo vai passando e a gente se preocupa com a política, a novela, o mundial do Palmeiras, a promoção no trabalho...essas coisas com as quais todo mundo se preocupa, pois sempre vão haver aqueles que se preocupam com tudo que não preocupa ninguém...até que chegue o tempo de pensar nisso. Novamente o tempo, essa coisa abstrata. Quando o poeta falou que o tempo transforma a outra semente lenha, deixou implícito ali uma relação entre causa e efeito. Essa é a nossa maior relação com o tempo; a causa e o efeito. Isso significa que cada semente que plantamos um dia vai resultar em alguma coisa, só que na maioria das vezes não relacionamos o efeito com a sua causa, pois assim como a árvore demora anos para crescer, a maioria dos efeitos dos outros atos que praticamos vai chegar até nós num momento em que dificilmente nos lembraremos do que foi que fizemos para merecer aquela resposta do Universo, seja ela boa ou ruim, tudo tem uma causa passada. É a famosa Lei do Retorno. E ela vem, pois ela existe, assim como existem diversas outras leis escritas. A diferença é que as leis humanas podem ser burladas e enganadas, mas a Lei do Retorno, essa não está escrita em lugar nenhum...e a ela ninguém engana. Isso nos coloca num patamar acima dos demais seres da criação, mas o seu melhor tribunal é a sua consciência. Você pode mentir para o mundo, mas não pode mentir pra si mesmo eternamente.

Em seu Sermão da Montanha, Cristo falou: "Olhem os passarinhos, que não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E para Ele vocês têm muito mais valor do que os passarinhos". Quem tem animais em casa sabe que durante toda a vida deles o sensato é dar uma bronca no momento que ele faz uma coisa errada e fazer um carinho ou dar um pouquinho de ração quando ele faz a coisa certa, senão ele não vai compreender o porquê. A nossa superioridade perante eles nos faz saber que se não fosse assim, o animal não compreenderia a relação entre a causa e o efeito, pois para eles o tempo não existe. Entendem que isso faz que os animais de estimação vejam os seus donos como uma espécie de deuses? Nós, como seres humanos, podemos acreditar ou não na existência de um Deus. A cada dia eu tenho visto mais e mais pessoas blasfemando ou praguejando contra Deus, tenho visto muita gente insatisfeita com a sua vida, mas raramente vemos as pessoas parando pra pensar no que será que ela pode fazer de bom pra compensar os erros que já cometeu até aqui. Normalmente eles cometem mais erros pra tentar consertar ou pra se sentir felizes ou realizadas ou vingadas. Você pode até não crer na existência de um Deus, ele permite isso. Você pode até fingir que segue os mandamentos de um Deus. Ele também permite. Mas fugir aos efeitos da Sua lei, isso nunca vai acontecer, pois a sua própria humanidade não permite isso.

Imagine a seguinte situação: Digamos que existem seres de luz infinitamente superiores a nós. Eles também são criações do mesmo Deus que nos criou, só que estão num estágio evolutivo muito superior ao nosso. Digamos que nesse mundo celestial (ou extra-terrestre, se você preferir. Cristo falou que no Reino de Deus há muitas moradas) Digamos que lá também existem estágios evolutivos pelos quais eles passam pra poder subir de grau. Então alguns deles nunca viram um ser humano nascido no Planeta Terra, mas eles estão fazendo curso superior de ser de luz e um grupo vem até aqui para conhecer a Humanidade. Eles vem acompanhados por um instrutor que nos conhece bem e esse instrutor leva eles até uma propriedade rural, onde uma vaca deu à luz um bezerro no mesmo dia em que uma mulher deu à luz um bebê. Eles observam a ambos os recém nascidos mas o mestre que os acompanha não esclarece nada. A impressão que eles guardam entre si é que o recém nascido bovino é superior ao humano, pois o bezerro já sabia ficar de pé e procurar as tetas da sua mãe poucos minutos após o nascimento e, se acaso pegasse fogo no estábulo, saberia fugir e se proteger. Por que é que Deus nos faz assim? Ele faz assim porque quer que nós compreendamos a passagem do tempo. Se você leu este texto até aqui, vai se lembrar que lá no início eu falei que nós, seres humanos, temos essa capacidade e é isso que nos faz superiores aos outros seres da criação que vivem neste pequeno ponto azul do Universo. Com o tempo o recém-nascido humano vai se desenvolver, enquanto o tempo não existe para o bovino e a mente dele vai permanecer a mesma até o dia da sua morte. (Infelizmente a de alguns humanos não ultrapassa muito essa fase.)

Voltando à nossa visita a essa propriedade rural, digamos que esses seres de luz estagiários foram levados ao campo, onde um lavrador tem muita terra pra lavrar e tem pra isso um arado atrelado a um boi. Ambos estão trabalhando debaixo de um Sol escaldante. A diferença entre eles é que o boi faz o trabalho mais pesado, é mais forte que o homem, é mais manso e mais dócil que o homem e trabalha sem reclamar, enquanto o homem pragueja, blasfema e bate no boi. (neste ponto esclareço que essa parte do texto não fui eu que criei, eu a li em algum lugar). Ao sair dali o instrutor pergunta o que os estagiários acharam do ser humano. Então eles respondem que acharam o ser humano um ser muito bom, mas não entenderam por que é que O Criador permitia que outro ser batesse nele daquele jeito. Então o instrutor se viu obrigado a esclarecer que o ser humano era o outro. Aquele que parecia ser o mais evoluído estava aqui para servi-lo. A Humanidade precisa de tempo para aprender. A Humanidade precisa de tempo para compreender a relação entre a causa e o efeito. Hoje você desdenha, amanhã o tempo te faz exortar. Mas só se você tiver aprendido com o tempo.

Edson Ricardo Paiva.