A CARA DO BRASIL

Para melhor compreender o povo brasileiro é importante refletir sobre os períodos da nossa história, período Colonial, Imperial e Republicano.

Na verdade estive a imaginar... que povo é esse? De onde vem tanta alegria? Tanta desenvoltura? Esta garra misturada a tanta determinação? Esta fé tão grande que alimenta e dá norte aos descrentes. Pois é esses questionamentos fez-me refletir sobre minhas origens, eu brasileira, nordestina, alagoana, miguelense de cor parda com descendência indígena e sangue de cangaceiro correndo nas veias, não demora a chegar as respostas para tantos questionamentos.

A alegria herdamos dos terreiros afro descendentes, quando que para abafar suas dores e seus temores, embalavam-se em seus tambores, canções e tradições, reportando-os aos solos africanos e momentaneamente abrindo seus belos sorrisos contagiantes e claros como a neve, com muita alegria e cantoria.

A garra herdamos dos nossos primeiros habitantes, em especial uma tribo remanescente dos bravos guerreiros Sanambis de São Miguel dos Campos – AL, Tribo Caetés, que sua coragem, valentia, antropofobia fez atuação de protagonismo na linda história brasileira e marcando o cenário alagoano. Soube defender com muito heroísmo, luta e sangue suas raízes na luta pela sobrevivência, que perdurou por séculos, estimulando assim a população contemporânea, a compreender e defender seu maior bem, sua terra, seu suor, seu sangue.

A determinação vem dos Europeus, destacando os portugueses que apesar dos pesares muito contribuiu para nossa colonização, trazendo em suas embarcações a determinação, que em busca de especiarias encontra na ilha de Vera Cruz a maior de todas as especiarias, uma terra fértil, rica e promissora. Esse é o povo brasileiro, esta é a cara do Brasil.

Eladia Santos
Enviado por Eladia Santos em 12/09/2019
Código do texto: T6743388
Classificação de conteúdo: seguro