Um Dedim de Prosa
Aqui começa a historia
dos Morais (es)
1433322.jpg

Queridos Poetas e Poetisas do Recanto das Letras, quero vos apresentar “Um Conto de Amor”.
È uma historia verídica, contada a mim e aos meus irmãos por minha avó paterna, D. Severina Leopoldina que nós a chamávamos vovó Branquinha. Contada também por meu Pai e por meus tios irmãos dele.
Os protagonistas dessa historia, são nossos antepassados.
Somos uma família muito grande, nosso nome é Morais & Moraes. (uns assinam Morais que é o mais certo, e outros, Moraes) mas foi erro no Cartório.
Sabemos que existem muitas famílias Morais e ou Moraes, Exemplo: Moraes Moreira, Moraes Moura, Morais Pereira e por aí vai. Nossa família é: "Estevão de Morais". Quero aproveitar o ensejo e deixar bem claro que falo no conto sobre a Casa dos Morais, mas nem eu nem minha família queremos reivindicar coisa alguma que pertenceu á algum Morais no passado.
Como eu não sabia, os nomes próprios desses nossos antepassados, nem a data de quando tudo começou, mas sabendo de onde ele veio e ela também então, busquei algumas informações na internet das quais coloco os créditos, tais como sites e links aí no final dessa conversa.
Busquei também ajuda de uma das nossas poetisas a Portuguesa Alentejana Luiza Zacarias de Carvalho a quem pedi que me descrevesse como é o tempo da Primavera,
Estação que escolhi para começar esse conto e quais os pássaros que migram para Portugal nessa época e quais as flores, enfim, fiquei muito satisfeita e muito grata com a ajuda da nossa colega, pois com essa ajuda consegui criar um cenário para o começo da historia do Sr, Morais. Portanto a introdução que faço á historia, é fictícia.
Obrigada querida Luiza Zacarias, estou muito grata pela sua ajuda.
Também contei com a ajuda da minha irmã biológica Danize Dagmar F. de Morais em algumas informações sobre a parte que falamos sobre os índios e sobre os trâmites da postagem, pois como já disse acima, busquei fontes na internet, Obrigada minha mana querida. Como eu não sabia os nomes do casal, coloquei alguns nomes masculinos mais comuns em Portugal á votação para os meus irmãos e primos de primeiro grau, ficando o nome dele, Manuel, nome de origem hebraica “Emanu-El” que quer dizer: Deus Conosco. Nome esse votado por meu irmão biológico Deoclesio Estevão de Morais.
Para o nome dela, fiz a mesma coisa, escolhi alguns nomes femininos indígenas e coloquei á votação para minha irmã Danize e, minhas primas de primeiro grau vencendo entre outros o nome Amaná (àgua que cai do Céu) votado pela minha querida prima Aldines Almeida de Morais a quem agradeço de coração por levar á serio esse meu trabalho.
Queridos (as) Poetas (sas), por enquanto vamos ficar somente com essa apresentação, pois não quero colocar um texto longo para não cansar-vos. Gostaria, se me permitem, de que, quem ler essa primeira parte, me acompanhasse até o fim como fizeram quando eu postei aquele conto épico “ A Deusa- Mor” e no Cordel “A Saga de uma Familia”. Todos que me comentaram desde o começo, ficaram firmes até o fim,
O que muito me alegrou e estou eternamente grata a todos. Espero que vocês gostem.
Desde já agradeço a vossa apreciação ao meu trabalho. Um abraço, Ahavah Olam.



?id=1427186&maxw=120&maxh=120

Sites que pesquisei na Internet ao longo do Trabalho

(1) Os Morais
WLE BR 2020 Test.svgWIKI LOVES EARTH 2020 NO BRASIL

(2) hebraica para designar a Península Ibérica (Sefarad, ספרד”.
Wikipédia - WIKI LOVES EARTH 2020 NO BRASIL

(3) “Sefarditas (em hebraico ספרדים, sefaradi; no plural, sefaradim) é o termo usado para referir aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha. A palavra tem origem na denominação hebraica para designar a Península Ibérica (Sefarad, ספרד”.
Wikipédia - WIKI LOVES EARTH 2020 NO BRASIL

(4) Sinagoga Kahal Zur Israel – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Sinagoga_Kahal_Zur_Israel
A Kahal Zur Israel (Congregação Rochedo de Israel) foi a primeira sinagoga das Américas. Funcionou em Pernambuco durante o período de dominação holandesa (1630 a 1657).[1]

(5) (Trajes e adornos de índios brasileiros
Lúcia GasparBibliotecária da Fundação Joaquim
pesquisaescolar@fundaj.gov.br

(6) Na Internet
Wyanã Uia-Thê‎ > ‎
O ritual do Ouricuri...

 
Ahavah
Enviado por Ahavah em 23/07/2020
Reeditado em 31/07/2020
Código do texto: T7014599
Classificação de conteúdo: seguro