A Vida do Idoso no Coletivo

 

São 10 horas e vinte sete minutos de uma manhã igual a tantas outras. O ônibus aceita parar para muitos. Com a minha idade avançada é dificil, nem sempre eles param, os idosos não são respeitados. 

Dessa vez tive sorte mas não é tudo, busco um lugar para sentar e acordo para a tristeza realidade sem verniz,  os mais jovens sentam-se nos lugares reservados.

O ônibus está quase sempre lotado e sem ar. Não há ar condicionado e há outros problemas que precisam ser registrados como o comércio, esse é intenso dentro do coletivo. Vende-se de tudo e a toda hora sobe um.

Os vendedores podem ser ex-presidiários E eles têm discursos bem fortes, as próprias tonozeleiras e os discursos ameaçadores.

O coletivo não possui câmeras de proteção por isso muitos pulam as catracas e nada acontece.

Sem falar que tem outro absurdo que acho estarrecedor quem faz a cobrança aos passageiros são os motoristas. 

No ultimo sábado de Outubro desse ano de 2023,  por volta das 22h10m entrei no ônibus, Destino Totó da Borborema e o motorista conversava com um colega, outro motorista que ficou em frente a porta de saída. Quando faltava pouco da minha vez de descer pedi a ele para sair da porta e como resposta ele disse: na hora que você for descer eu saio, então eu disse que precisava que fosse já pois precisava arrumar as sacolas que eu carregava. Ele não só se negou como me empurrou com o braço. Quando eu desci ele deu uma risada e disse que havia passado da hora de eu estar em casa.

Como podemos ver o idoso em Recife não é respeitado. Isso sem contar que ao pedir parada muitas vezes se fica pra trás. 

Sao varias ocirrencias no coletivo, por exemplo ao procurar uma melhor colocação no coletivo alguns passageiros ralam os seus pertences no rosto de quem está sentado. 

Em cima dos ônibus ou nas portas é comum ser visto meninos e meninas pendurados arriscando-se a perder a vida. São poucas as vezes que o policiamento ocorre. O motorista tem desvio de função e motorista e cobrador e como é mal remunerado trabalha com agressividade para os passageiros e com amabilidade para os que usam indevidamente o coletivo.