Evolução

Tudo que posto ou falo é algo que realmente eu acredito. Tudo que eu faça tem que ter um sentido, uma razão que considero realmente que vá fazer a diferença.

Mas não significa que eu viva tudo isso na plenitude, pois é antes uma conversa minha comigo mesmo. São, algumas vezes, puxões de orelha que me dou e, outras vezes, rotas que traço e me dou a obrigação de seguir. Ainda que no meu ritmo, ainda que às vezes eu saia da trajetória, que me perca.

E toda vez que eu caio eu aprendo que devo dar a cada um o direito de ser como pode ser. Aprendo que é impossível fugir das consequências de nossas atitudes. Mas que elas são diferentes, ainda que as atitudes sejam as mesmas. Pois as consequências dependem do querer e do saber. Do que pretendo com cada ação e do que sei diante do que faço. A consciência de cada um é a guardiã infalível desse sistema.

E toda vez que me levanto percebo que o amor é o único caminho seguro. Mas que não nos livra das dificuldades, não nos enganemos, para que não venhamos a perder a fé, nossa bússola.

Pois as dificuldades, as decepções, as tristezas, como quisermos rotular os reveses da vida, são apenas lições que vão embora quando aceitamos aprender.

E outras lições vão chegando, porque o aprendizado é quase que infinito. A evolução é esse caminho quase sem fim. Mas a dor que dilacera, essa vai embora, deixa de existir, por não ter mais função. Já que não somos mais a criança rebelde