Se Não Houver Coisa Como Alma ou Espírito

Se não houver coisa como alma ou espírito...

Todo objeto da ciência, capaz de ser observado e de receber números para suas propriedades, bastaria para formar o Eu: entidade física! Matéria e energia vindicando-se num oceano de possibilidades, em perpétua mutabilidade, emergindo e submergindo tramas sem fim para formar um corpo humano.

Se não houver coisa como alma ou espírito...

Consciência independente de um corpo físico não haveria. A impressão que temos de que somos algo além de nosso corpo seria como uma miragem. Numa miragem, vemos algo que é um truque de luz, que parece estar em um lugar, mas na realidade está noutro. Nossa consciência parece transcender nosso cérebro, mas é lá mesmo que estaria assentada! Resultado de processos físicos.

Se não houver coisa como alma ou espírito...

A morte cessaria uma consciência. O nascimento iniciaria outra. O que morreu não levaria suas memórias pra lugar nenhum. O que nasceu não traria experiências de lugar algum. Se contentaria a consciência em apagar e acender. Seria um processo que aconteceu antes da morte e acontecerá depois do nascimento. Cada consciência se chamando de Eu!

Se não houver coisa como alma ou espírito...

Preocupar-se com o destino da consciência após o chamado da morte não seria necessário. Nem faria sentido. Após a morte, a consciência tornaria a ser aquilo que era antes do nascimento: nada! E assim teria sido ela, a consciência, por bilhões e bilhões de anos desde a criação do Universo até o dia de seu despertar: sem espaço nem tempo, sem sofrimento ou prazer, sem lembranças nem experiências.

Se não houver coisa como alma ou espírito...

Não seria preciso tanta preocupação com o que fazer da vida! Obrigações para se fazer o bem ou cumprir missões esperando recompensas no além-morte não existiriam. Fazer o bem seria ato corriqueiro, naturalmente humano. Cumprir missões seria dar sentido à vida. As recompensas pós-morte seriam dadas àqueles que realmente têm o direito: os vivos, dentre eles nossos filhos e outros amados, os quais poderão usufruir de um mundo que nós ajudamos a melhorar...

Eis, somente, mais uma forma de se apoiar pelo caminho, nos espantando e contribuindo com sua beleza!