PROVÉRBIOS DO INTELECTO 4

Nunca permitais que a preocupação vos controle, porque ela não tem poder os vossos problemas de amanhã, mas tem o poder de tirar a vossa paz de hoje.

Nunca exponhais e tampouco desrespeiteis as fraquezas de outras pessoas, porque elas podem fazer o mesmo em relação às vossas fraquezas.

Antes de filosofardes sobre o sentido da vida, empenhai-vos em fazer sentido a outras vidas.

Existem incontáveis tipos de armas que são perigosas e têm um altíssimo poder de destruição, mas existe uma arma que é muito mais perigosa e muito mais letal: a traição.

Amai sempre a vossa mãe e dedicai o todo o vosso tempo a ela, ainda que vós sejais diferentes dela no modo de pensar e proceder sobre tudo. Lembrai-vos de que, apesar de tudo e acima de tudo, ela vos ama e amar-vos-á sempre. Amai sempre a vossa mãe antes que seja tarde demais para fazê-lo.

O risco que uma pessoa corre ao rir das desventuras das outras pessoas é o de beber o cálice de fel da sua própria loucura ao som ensurdecedor da sua própria gargalhada.

Lutai sem cessar, para que realizeis os vossos sonhos. Se assim o fizerdes, provareis ao mundo que acreditais no futuro.

Sabeis a diferença entre os animais selvagens e os falsos amigos? Ei-la: os animais selvagens estraçalham o corpo e os falsos amigos estraçalham a alma.

Entendei bem isto: o errado sempre persiste em tornar-se o certo, mas sempre fracassa, pois o certo é imutável e ímpar e puro.

Entre a vossa consciência e a vossa reputação, escolhei sempre a vossa consciência, pois é ela é a corroboração do que vós sois, enquanto a vossa reputação é a corroboração do que as outras pessoas pensam sobre vós; e isso é problema delas.

Quando a religião é conduzida pelo amor, aproxima as pessoas; quando a religião é conduzida pelo preconceito, afasta as pessoas.

Em vez de ferirdes o coração das pessoas, curai as suas feridas; em vez de odiardes as pessoas, dai-lhes o vosso amor; em vez de destruirdes o que têm; construí o que as pessoas vos pedem.

Não vos contristeis por causa das pedras que existem no vosso caminho; lembrai-vos de que existem flores no vosso caminho, cuja quantidade é bem maior que as pedras.

Lembrai-vos sempre de sacudir a árvore das amizades, para que os frutos pútridos, que são as amizades falsas, caiam e preservemos os frutos puros, que são as amizades verdadeiras.

É verdade que o tempo não volta e tampouco as melhores lembranças não se repetem; também é verdade que vós podeis criar histórias que sejam melhores e maiores.

Se fordes capazes de passar pelas intempéries da vida e superá-las, mostrareis ao mundo que sois fortes.

Quando mais distantes estiverdes do comportamento de outras pessoas, preservareis a vossa paz interior.

Sorride sempre, mesmo que o vosso coração esteja contristado, mesmo que choreis sem cessar e mesmo que enfrenteis inúmeras batalhas as quais as outras pessoas sequer saibam.

Não espereis nada de ninguém. Se assim o fizerdes, estareis imunes de toda sorte de decepções.

A vós que quereis preservar a vossa saúde mental digo isto: purificai o vosso coração, livrai-vos do passado e perdoai às pessoas ignorantes.

O nível de nobreza e de fineza de uma família não se mede pelo sobrenome e tampouco pela riqueza, mas pela honra e pelo amor que a mantêm sempre unida.

Sede sempre boas pessoas e ignorai o julgamento das outras pessoas, pois elas, movidas pela inveja, tentaram esmagar-vos e não conseguiram fazê-lo.

Para que vos preocupardes com as pessoas que vos odeiam? Preocupai-vos com as pessoas que fingem que gostam de vós, porque elas sempre agem ocultamente e, por conseguinte, são as mais perigosas.

A vós digo isto: tomai muito cuidado com dois piores inimigos do amor: a indiferença que tem o poder de matar o amor lentamente e a desilusão que o destrói completa e impiedosamente.

A vós digo isto: tomai muito cuidado com dois piores inimigos do amor: a indiferença que tem o poder de matar o amor lentamente e a desilusão que o destrói completa e impiedosamente.

A decepção tem o poder de ferir, profundamente, o âmago das pessoas; e tal ferimento destrói o bem mais precioso que as pessoas têm: a bondade.

Entendei que vós tendes propensão para passar por toda sorte de perigos. É verdade que tais perigos podem jogar-vos nos braços da morte. Entrementes, se conseguirdes sair incólume dos perigos, ficareis cada vez mais forte.

Aprendei com o tempo a amar a vida, a lutar sempre pelos vossos objetivos, a transformar as vossas derrotas em lições e experiências valiosas para a vossa evolução, a valorizar as vossas vitórias, a dissipar toda palavra e pensamento negativos, a amar incondicionalmente o próximo. Sede sempre otimistas.

A decisão mais execrável que as pessoas tomam é esta: abrir excessões a toda sorte de atitudes. E por quê? As excessões são estradas espaçosas que levam as pessoas ao fracasso. Portanto, digo-vos isto: jamais abrais excessões às atitudes das pessoas, mesmo que a consequência de vosso proceder seja a multiplicação de inimigos.

Nunca façais concessões para qualquer procedimento, porque as concessões conduzem as pessoas ao mal.

O maior desafio que vós tendes de enfrentar num relacionamento conjugal não é só demonstrar o amor que sentis pelo vosso cônjuge, mas também manter, todos os dias e por tempo indeterminado, esse amor pelo vosso cônjuge mais forte e imune a toda sorte de artimanhas e maledicências das pessoas infelizes e invejosas.

Quereis fazer uma longa viagem? Então, dai o primeiro passo.

Tomai muito cuidado com as voltas que o mundo dá sem cessar. Se vós humilhais as outras pessoas, um dia tais pessoas vos humilharão.

Sede sempre leves, sede sempre livres, sede sempre alegres, enchei-vos de muito amor e vivei sempre em paz.

Àquelas pessoas insensíveis e maledicentes que desejam ver as vossas lágrimas, respondei sempre com o vosso sorriso.

Quando um casal tem sabedoria e coragem de encarar de frente qualquer problema e qualquer obstáculo e permanece unido, demonstra a todo o mundo que é perfeito; e sempre o será.

Encantai-vos mais com as atitudes tolas das pessoas e apaixonai-vos muito mais pelas atitudes sinceras das pessoas.

Existem quatro lições valiosas que tendes de aprender para que atinjais o ápice da perfeição. Ei-las: entendei que sempre errareis, superai sempre o vosso erro, aprendei sempre com o vosso erro e, pasmem, recomeçai sempre que for preciso.

O risco de andar pelo caminho traçado é o de que a pessoa seja conduzida somente até onde as outras pessoas também foram conduzidas.

Não desanimeis por causa dos obstáculos. Agí como a águia: ousai e voai sem cessar sobre os obstáculos. É assim que se faz a diferença.

Não temais as pessoas explosivas e gritantes porque elas são explícitas em suas atitudes; temei as pessoas que aparentam benevolência mas destilam o seu veneno silenciosamente, tais quais as serpentes.

Aprendei a afastar-vos de tudo o que vos faz mal. Muitas pessoas vos dirão que a vossa atitude se chama egoísmo. Entrementes, a vossa atitude se chama amor-próprio.

Bem-aventuradas as pessoas, cujos sentimentos são nobres, cuja alma é pura, cujo sorriso é sincero, cujo abraço cura todas as dores, cuja palavra cicatriza todas as feridas e que têm o poder de amar sem falar de amor. Tais pessoas existem e são raras.

Não vos deixeis dominar-vos pelas tribulações pelas quais estais passando, mas fazei delas a vossa força para que as supereis. Futuramente, entendereis que tais tribulações foram essenciais para a vossa evolução.

Independentemente de onde vós vivais, lembrai-vos de que a vossa verdadeira residência são os vossos pensamentos que conduzem o vosso corpo para qualquer lugar de vossa preferência.

A intensidade dos acontecimentos, independentemente da sua perduração, faz que surjam momentos inolvidáveis, fenômenos inexplanáveis e pessoas ímpares.

Se a roupa não é do vosso tamanho, não a vistais; se o sapato não é do vosso tamanho, não o calceis; se o anel não cabe nos vossos dedos, não o useis; se a amizade e o relacionamento chegam ao fim, curai as vossas dores por meio de uma nova amizade e um novo relacionamento.

Não vos desespereis com as perguntas a que não tendes conseguido respostas. As vossas atitudes e os vossos pensamentos, no tempo certo, farão que o universo vos mostre as respostas que tanto desejais.

Assim como as estrelas que brilham incessantemente e iluminam o céu, independentemente de fama e elogios, iluminai todo o mundo com o vosso brilho interior e não vos importeis com as opiniões das pessoas que vos circundam.

As pessoas demonstram a sua fraqueza emocional, quando abafam os seus sentimentos porque acham-nos vergonhosos e acintosos, ainda que tais sentimentos sejam verdadeiros.

Quando as pessoas mudam de opinião, demonstram ao mundo que são amantes da sabedoria; quando as pessoas nunca mudam de opinião, demonstram ao mundo que são submissas à ignorância.

Para que vos aborrecerdes com os tropeços da vida? Transformai tais tropeços em belíssimos passos de dança.

À proporção que as pessoas almejam atacar-vos por meio da inveja; do ódio e do insulto, deveis devolver-lhos por meio da vossa brandura, do vosso amor e da vossa benevolência.

Jamais deveis esperar que as pessoas acreditem em vossos sonhos, porque sois vós que tendes de fazê-lo.

A melhor solução para toda sorte de problemas que tanto vos tortura é o exercício constante e ininterrupto da paciência.

Vós acreditais no que é verdade porque achais que é verdade ou porque vos ensinaram que verdade? Porventura, pensastes em verificar mais a fundo se o que é verdade é mesmo verdade? Pensai bem nisso.

Quereis conhecer profundamente outras pessoas, aprendei a dar-lhes a mesma importância que elas vos dão.

Independentemente de vossa situação, exercei a vossa vocação. Assim, tereis uma vida plena e mais feliz.

Atentai-vos bem a isto: vós não trazeis quando nasceis e não levais nada quando pereceis; portanto, parai de brigar tanto por aquilo que não trouxestes e jamais levareis.

Se o vosso corpo está cansado? Buscai o descanso para ele. Se vossa mente está em tormento? Buscai a paz para ela. Se vosso coração está triste? Buscai a alegria para ele.

Para que pedirdes desculpas pelo vosso mau comportamento? É muito mais sábio que vós mudeis o vosso comportamento para melhor.

Jamais desistais dos vossos sonhos. Seguí firmes e sede fortes, mesmo que encontreis inúmeras dificuldades em vosso caminho.

O segredo de uma mensagem eficaz é este: um grande dose de amor, de respeito, de inteligência e, sobretudo, de sabedoria.

Não vos penseis em encher a vossa boca de palavras pomposas. Pensai em preencher o vosso coração de amor puro e verdadeiro.

Se vós colocais as vossas cabeças no travesseiro e tendes as vossas consciências tranquilas e paz em vossas almas, mereceis todos os aplausos do universo, porque alcançastes o máximo do verdadeiro sucesso que é a sabedoria.

Os soldados se tornam mais fortes numa guerra quando são comandados por um general ainda mais fortes que eles.

Os que vivem para a política priorizam sempre o bem-estar das pessoas, e os que vivem da política priorizam sempre o bem-estar de si próprios.

Não vos arrependais do que vós fizestes. Arrependei-vos, sim, do que vós não fizestes;

O maior lamento que deveis ter é sobre o tempo que vós tendes desperdiçado com as pessoas erradas.

O melhor remédio contra a ignorância das pessoas é este: a inteligência.

Aprendai a esconder os vossos planos até que sejam realizados por vós, pois a torcida das pessoas sempre é disfarçada de negatividade e inveja.

Muitas pessoas altamente graduadas têm filosofado na busca do sentido da vida. E fizeram-no em vão. O sentido da vida é um só. Ei-lo: seguir em frente sem cessar.

Se vós, porventura, não aguentais mais o rumo que vossa vida tem tomado, tomai uma atitude e mudai não só o rumo de vossa vida, mas também a vossa própria vida para melhor; afinal, vós tendes capacidade para fazê-lo. Acreditai mais nela e seguí adiante.

Existe um grande amigo no qual vós podeis confiar plenamente: o vosso próprio silêncio.

Os vossos amigos sabem muito bem quem sois vós, quando estais em ótima fase; entrementes, vós sabeis muito bem quem são os vossos amigos, quando estais em péssima fase.

Atentai-vos muito bem a isto: as melhores oportunidades surgem sempre nas maiores dificuldades.

Quando o desconhecido surgir diante de vós, não o temais. Não! Deveis compreendê-lo bem, pois o desconhecido tem o fito de transformar-vos em pessoas melhores e sábias e vos instiga a superar os vossos medos.

Alegrai-vos com a situação boa, porque podeis desfrutá-la; não vos aborreçais com a situação ruim, porque podeis transformá-la; não vos contristeis com a situação que não pode ser transformada; em vez disso, transformai-vos.

Atentai-vos bem a isto. As verdadeiras sete maravilhas do mundo são estas: vede mais, ouví mais, tocai mais, provai mais, sentí mais, ride mais e amai mais.

O perigo que as pessoas que brincam com o sentimento das outras pessoas é este: à proporção que o mundo gira, tais pessoas se transformam em brinquedo nas mãos de outras pessoas.

Deixai que as pessoas maledicentes e invejosas falem de vós, achem que sois isso e aquilo, especulem a vossa conduta e tenham toda sorte de pensamento sobre vós. Entendei que vós jamais agradareis a todo o mundo; porém, se vós tiverdes paz na vossa consciência.

Chega de lamentações! Ouví a voz da felicidade que está chamando o vosso coração para que vos instigue a ter uma vida nova.

Sé pensais em ter paz em vossa vida, tendes de exercitá-la em vossas atitudes.

Não lamenteis pelas coisas não vos terem sido favoráveis. Não! Empenhai-vos para que elas vos sejam cada vez mais favoráveis.

Embora perdoeis às pessoas pelo erro cometido por elas, lembrai-vos sempre de que tais pessoas têm propensão ao erro, pois elas, assim como todos nós, são humanas e imperfeitas.

Se as dificuldades insistirem em instigar-vos a desistir de vossos, tereis de olhar para as pétalas e para os espinhos da rosa e entendereis que as pétalas são os vossos sonhos e os espinhos são o vosso estímulo para que luteis pelos vossos sonhos e os torneis realidade.

As pessoas almejam tanto a paz que se esquecem de que a paz está no seu próprio silêncio.

Quando aprenderdes a controlar as vossas palavras, entendereis o quão precioso é o vosso silêncio.

Tomai muito cuidado não com as pessoas que vos odeiam, mas com as pessoas falsas que fingem que gostam de vós.

Atentai-vos bem a isto: quereis mostrar que tendes sabedoria plena e profunda, conhecei-vos.

Não vos contristeis se a sorte vos abandona nos momentos mais difíceis. Fazei que a vossa atitude e a vossa determinação vos conduzam à vitória contra toda sorte de azar.

Se, porventura, o vosso coração for rasgado pela dor e se transformar em retalho, costurá-lo-eis com uma linha chamada recomeço.

Tende sempre fome e sede de conhecimento, porquanto jamais perde o valor e tampouco e é um deleite para o vosso intelecto.

Embora vós caiais várias vezes, levantai-vos várias vezes e sem cessar. E mais. Levantai-vos cada vez mais forte.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 27/01/2018
Código do texto: T6238155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.