O que é o pirronismo de Pirro de Élida.

Grécia, Pirro de Élida, 365-275 a.C.

Pirro filósofo desenvolveu uma teoria filosófica fundamentada no agnosticismo, segundo sua tese, a razão não é capaz de conhecer a verdade, deste modo, a referida não é racionalmente lógica.

Portanto, nenhum conhecimento é seguro, tudo epistemologicamente é incerto, sendo assim, melhor contentar com as aparências sistêmicas, desfrutando do imediato captado pelos sentidos e viver em paz.

Com efeito, buscar a verdade objetiva, perda de tempo, desejar encontrar o que não existe.

O pensamento dele muito atual, para Kant o fenômeno é o que sujeito determinar como verdade, para Schopenhauer o conhecimento é a vontade do domínio, portanto, a representação ideológica do poder.

Para Nietzsche o conhecimento é apenas uma ideologização da interpretação, o saber fenomenológico apenas a manifestação da ideologia.

Deleuze o conceito não representa a verdade etimologizada, Derrida cada verdade apenas a expressão logocêntrica razão epistemologizada.

Deste modo, consecutivamente, Bachelard filósofo e físico, a verdade apenas aproximada, Heisenberg físico quântico, a verdade é absolutamente incerta, Einstein formulador da física de partícula, a verdade é relativa, sem objetividade.

Para Foucault, filosofo, para ele a verdade é subjetiva, ideológica, cultural, parcial, presa como produto cultural do tempo histórico.

Para Edjar Vasconcelos, elaborador do principio da incausalidade, a verdade é improvável.

Deste modo, tudo que Pirro disse está em plena concordância com os grandes gênios da filosofia e da física.

Assim, determina o mundo pós-contemporâneo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 15/04/2020
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6917560
Classificação de conteúdo: seguro