A MORTE DE DEUS NOS CORAÇÕES

Sem Deus, sem a sua soberana presença, tudo seria permitido, já dizia Dostoievski na voz de um dos seus personagens mais ilustres. Certamente, na ausência de um princípio ordenador do cosmos e da vida humana, estaríamos entregues a toda forma de barbárie; a humanidade, de fato, já haveria sucumbido a muito tempo ao niilismo e a desesperança. Aliás, sem uma origem, um suprassentido, nem sequer poderíamos conceber a possibilidade da existência e a luz da vida. O mundo sem uma divindade soberana e justa evidentemente estaria fadado a toda espécie de destruição, morte, barbárie, perversão, indigência, sem falar da impossibilidade da própria vida humana e dos demais seres. Se a história pode mostrar uma verdade, é justamente aquela que relata a morte de Deus nos corações de tantos seres humanos em meio a uma modernidade inebriada pela própria ausência de significado da existência.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/03/2022
Reeditado em 27/03/2022
Código do texto: T7482001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.