"NOSTALGIA"  

Dia da Saudade: como cada signo lida com esse sentimento?

Mesmo estando tão distante,
   Eu vivo com a sua saudade,  
Não te esqueço um instante,
Porque te amo de verdade.
======================== 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",  meu projeto literário encerrado em 10/10/2020". Ou seja: com o mesmo "layout" nas homenagens biográficas de personalidades da literatura mundial e brasileira, além de autores de outros campos e lados artísticos. As quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos rimados ou não, mas geralmente rimando o segundo com o quarto. Diferentemente das trovas que foram opcionalmente tituladas por mim, as quadras também serão apresentadas com títulos livres, mas permitidos pelas regras no presente caso. Esse novo trabalho começará sequencialmente com o número um em romanos, mas sem a necessidade do compromisso diário em suas postagens. As publicações serão de acordo com o meu momento de criação e As memórias nada mais são do que aquilo que nos restou de nossos esquecimentos. exposição, sempre acompanhadas da biografia e do pensamento do personagem homenageado. Isso será exposto logo após estes esclarecimentos, como vemos a seguir:  
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

QUADRA PERFILADA (VI) HOMENAGEADA: 

Dinah Silveira de Queiroz - YouTube

Dinah Silveira de Queiroz (1911/1982)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 

UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Cada lar é nação pequena, e é a esposa que torna esta nação merecedora de honra, amor, respeito e servidão."

SEU FERFIL BIOGRÁFICO:
Dinah Silveira de Queiroz foi uma romancista, contista e cronista brasileira natural de São Paulo (SP) e membro da Academia Brasileira de Letras. Filha de Alarico da Silveira, advogado, político e autor da Enciclopédia Brasileira e de Dinorá Ribeiro, sobrinha de Valdomiro Silveira, um dos precursores do regionalismo brasileiro. Sua família descende de uma linhagem que conta com vários nomes ilustres nos meios intelectuais brasileiros, tais como: o escritor regionalista Valdomiro Silveira e o poeta e filólogo Agenor Silveira (ambos tios de Diná), o contista e teatrólogo Miroel Silveira, a novelista Isa Leal, o poeta Cid Silveira, o tradutor Brenno Silveira e o editor Ênio Silveira – todos primos dela. Ainda muito jovem ficou órfã de mãe, indo morar com sua tia-avó Zelinda. Diná e a irmã, Helena Silveira, estudaram no Colégio Les Oiseaux, onde ambas iniciaram suas atividades como escritoras. Aos 19 anos, casou-se com o advogado e literato Narcélio de Queirós (primo da escritora Rachel de Queiroz), com quem teve duas filhas: Zelinda e Léa. Sua estreia em livro se deu em 1939 com o premiado romance Floradas na Serra, que teve enorme êxito entre os leitores. Em comemoração aos quatrocentos anos da fundação de São Paulo, Diná publicou em 1954 o romance A Muralha. Este e Floradas na Serra tornaram-se seus trabalhos mais conhecidos pelas numerosas adaptações ao cinema e televisão. Além do romance histórico e mimético, fez incursões também pelo insólito ficcional. Por exemplo, dentro do gênero fantástico publicou o romance Margarida La Rocque (1949). É considerada uma das pioneiras na ficção científica no Brasil, com a publicação de dois livros de contos: Eles herdarão a Terra (1960) e Comba Malina (1969), ambos pertencentes à Primeira Onda da Ficção Científica Brasileira. Participou, ainda, ativamente do rádio, com crônicas veiculadas na Rádio MEC e Rádio Nacional – o programa Quadrante foi veiculado de 1961 a 1964 com crônicas de escritores interpretadas pelo ator Paulo Autran. Algumas crônicas selecionadas foram publicadas em livros: Quadrante 1 (1962), Quadrante 2 (1963) e Café da manhã (1969). Encontra-se colaboração da sua autoria na revista luso-brasileira Atlântico. Em 1961, ficou viúva de seu primeiro marido. Em 1962, foi nomeada Adido Cultural da Embaixada do Brasil em Madri, na Espanha; pouco tempo depois, casou-se com o diplomata Dário Moreira de Castro Alves e partiu com o marido para Moscou, na então União Soviética. Nesse período, escrevia crônicas que foram, posteriormente publicadas no volume Café da Manhã, de 1969. Em 1964 retorna ao Brasil, mas parte de novo para a Europa em 1966,  A historiografia marca sua atuação como fundamental para a entrada de mulheres nos quadros da ABL. Tornou-se a segunda mulher a ocupar uma cadeira (a sétima ocupante da cadeira sete, cujo patrono é Castro Alves) na Academia Brasileira de Letras, em sucessão a Pontes de Miranda, tendo sido recebida em 7 de abril de 1981, mesmo ano da publicação de seu último trabalho, o romance Guida, Caríssima Guida. Dinah faleceu em 27 de novembro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade. Tanto Floradas na Serra como A Muralha ganharam adaptações para o cinema e para a televisão, com muito sucesso. Floradas na Serra foi filmado em 1953 pelo estúdio Vera Cruz, com direção do italiano Luciano Salce e estrelado por Cacilda Becker e Jardel Filho. Na televisão, houve duas adaptações. Uma na TV Cultura, de São Paulo, em 1981, na série “Teleromance”, com Bete Mendes e Amaury Alvarez, e a outra no início da década de 1990, na TV Manchete, com as atuações de Carolina Ferraz, Marcos Winter, Myrian Rios e Tarcísio Filho. Já A Muralha foi adaptada para a televisão em cinco oportunidades. As primeiras três foram: no ano de lançamento do livro, em 1954, para a TV Record; em 1958 para a TV Tupi e em 1961 para a TV Cultura por Benjamin Cattan e Raul Roulien. Em 1968, Ivani Ribeiro faz uma adaptação com grande elenco para a TV Excelsior com 216 capítulos. A última adaptação, em 2000, é de Maria Adelaide do Amaral, uma das minisséries mais caras da TV Globo. Dinah foi laureada com vários prêmios literários. Em 1940, recebeu o Prêmio Antônio de Alcântara Machado da Academia Paulista de Letras pelo romance Floradas na Serra. Em 1958, recebeu o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras pelo volume de contos As Noites do Morro do Encanto (1957). Em 1954, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra, sendo a primeira mulher a receber essa premiação pela Academia Brasileira de Letras. Em 1969, o prêmio Prefeitura do Distrito Federal por seu romance Verão dos Infiéis (1968).
----------------------------------- 

=====================================
Abraços
=====================================


Interações (meus agradecimentos):

30/10/20 18:15 - Uma Mulher Um Poema
De você, ficou o gosto do teu beijo,
Ficou o som da tua voz rouca.
Ficou a saudade machucando o meu peito,
Ficou teu perfume em minha colcha.
-------------------------------------
30/10/20 20:32 - Joselita Alves Lins
Recorde pra reviver
O passado que apraz,
Mas cuide pra não sofrer,
Pois muitos danos isso traz. 
-------------------------------------

31/10/20 15:19 - Solano Brum
As quatro primeiras mulheres 

são as visitas ao Trovador!
Quatro pétalas de malmequeres...
Esbanjando beleza e amor!
-------------------------------------

31/10/20 21:04 - Guída Sá
Sou eu a quinta mulher...
A visitar esse trovador...
Se bem-me-quer ou mal-me-quer...
Sobra a pétala de um doce amor.  
--------------------------------------
31/10/20 22:02 - Solano Brum
Sendo tu, quinta mulher,
Com perfume estonteante,
Lembra bem o malmequer,
Que se fez de visitante!
--------------------------------------

31/10/20 22:25 - Guída Sá
Disfarçando de malmequer...
Ela conquistou o visitante...
E mostrou que a mulher...
Possui a força de um gigante.  
--------------------------------------

01/11/20 15:13 - Solano Brum
Tua pagina, por essas horas,
Foi uma das melhores...
Fechada mas, bem visitada
Pelas essas sutis senhoras!
--------------------------------------

01/11/20 20:54 - Uma Mulher Um Poema
Na força de um gigante
Se destaca a mulher
Com seu olhar cativante
Desfolhando o malmequer.
--------------------------------------

01/11/20 23:33 - Guída Sá
Onde está a sexta mulher...
Para compor esta ciranda...
Pode escrever como quiser...
Aqui, a mulher que comanda. ...  
--------------------------------------

02/11/20 13:13 - Antônio Souza
A distância me entristece
Fico sempre na espera
Em sonhos você aparece
E alimenta minha paquera.  
--------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 30/10/2020
Reeditado em 02/11/2020
Código do texto: T7099871
Classificação de conteúdo: seguro