LENDA DA ERVA MATE
 
Eu e meu pai estávamos sentados à sombra de uma árvore, tomando chimarrão, quando apareceu uma linda moça, índia, que perguntou:
– Posso me sentar ao lado de vocês?
Surpreso, meu pai falou:
– Quem é você e de onde veio?
Ela respondeu:
– Meu nome é Yaríi, faço parte da Lenda da Erva Mate. Vocês já a conhecem?
Eu, muito curioso, respondi:
– Não, mas gostaria que a contasse para nós!
Yaríi começou a contar que seu pai, um cacique da tribo Guarani, tinha fama de valentia, bravura e sabedoria. Fazia parte de uma tribo de nômades que parou para descansar e, quando sua tribo retomou a caminhada, ficamos para trás. Estava velho e cansado para continuar.
Certo dia, um viajante que, era enviado de Tupã, foi visitá-los. Por ter sido bem recebido por Yaríi e seu pai, como recompensa, disse que poderia realizar qualquer desejo deles.
O velho guerreiro, sabendo que sua jovem filha não se casara para não o abandonar, pediu para que lhe fossem devolvidas as forças para que Yaríi se  tornasse  livre.             
O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de árvore de caá, ensinando-lhe uma infusão que lhe devolveria todo o vigor e, ainda, transformou Yaríi em a Deusa da Erva Mate.
Eu e meu pai, encantados, agradecemos à Yaríi por dividir conosco esta bela lenda.
A belíssima e fascinante índia desapareceu da mesma forma como apareceu e, a partir desse dia, ficou mais prazeroso compartilhar o chimarrão com outras pessoas.
Matheus Dias Godoy – 14 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 15/11/2020
Código do texto: T7112190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.