SENILIDADE

Em qualquer lugar onde estivermos, olhando atentamente ao nosso redor, descobriremos alguma face masculina ou feminina marcada pelo tempo com a velhice. O corpo cansado caminhando lentamente, talvez usando bengala ou sentado numa cadeira de rodas sendo empurrado por alguém, são provas cabais de uma existência, para onde todo ser humano tende a caminhar, a menos que se morra jovem, e isso com certeza, ninguém em sã consciência, almeja para si mesmo.

Enoja-me o fato, a dura realidade brasileira, quanto ao tratamento dispensado aos velhinhos, tanto por parte da nação, quanto da própria família. A nação brasileira infelizmente, não trata os velhinhos com a mínima dignidade que eles merecem. A prova do que falo, está no fato da "aponsentadoria" miserável que eles recebem, que não dá nem mesmo para se alimentarem direito, morrendo desnutridos. A desnutrição é conseqüência da divisão da mísera aposentadoria, com a necessidade da compra de medicamentos essenciais, que nem sempre são oferecidos gratuitamente nos esmolodrámos dos governos constituídos a nível federal, estadual e municipal. As autoridades constituídas neste país deveriam tomar vergonha na cara e em vez de dar esmolas para os velhinhos e também para a população na maioria das vêzes, deveriam oferecer dignidade e qualidade de vida, tanto para velhos, quanto para toda população, sem distinção. Falta dinheiro para oferecer dignidade à população, porque neste país infelizmente, os recursos que poderiam oferecer qualidade de vida para o povo, desce constantemente pelos ralos da corrupção impune, desenfreada e desmedida em todos os cantinhos deste imenso Brasil.

Enoja-me também o fato de ver velhinhos bajulados pelos parentes, somente quando possuem dinheiro. Se nada possuem, são maltratados, desprezados e abandonados em um asilo fétido qualquer da vida, até morrerem. Só que antes de abandonarem esses velhinhos, os parentes cuidam em pegar a documentação dos mesmos e fazer uma procuração para receberem a aposentadoria, não dando na maioria das vêzes, um centavo sequer para eles, os pobres e indefesos velhinhos, transformados pelo tempo, em crianças indefesas.

Uma coisa é certa: o tratamento que dispensamos aos outros, mais dias, menos dias será dispensado a nós pela própria existência. Como você tem tratado os velhinhos que entram em contato contigo? Sente você vergonha de estar em companhia de seus pais só porque eles são velhos? Cuidado! Um dia os seus filhos poderão também sentir vergonha de andar em sua companhia também e talvez naquele momento, você venha a sentir a mesma dor no coração que você causa agora aos seus pais, sentindo vergonha de andar na companhia deles. Dos pais devemos sentir orgulho sempre, pois sejam eles o que for, nos possibilitaram o fato de estarmos vivos, ao serem usados pelo Deus Criador no belo espetáculo da criação humana.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 06/06/2008
Código do texto: T1021946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.