Liberdade Sem Limites

O direito de ir e vir, de expor as idéias, de agir, nunca esteve tão no auge como atualmente.

A censura no lar, nas escolas, nos meios de comunicação, não é tão rigoroso quanto à de um passado nem tão distante.

Tal constatação torna-se um fator positivo quando se sabe que exageros eram cometidos para estabelecer os limites do comportamento humano.

Quando se sabe que toda ação deve ser norteada pelo bom senso, o aspecto de ser livre não significa que tudo seja permitido ao indivíduo, ignorando-se as conseqüências negativas. Não pode haver, portanto, irresponsabilidade e abuso, senão a liberdade passa a ser anarquia que, aliás, existe no Brasil.

A incentivá-la encontramos a impunidade. Princípios e leis existem, entretanto raramente se cumprem.

Em todas as camadas sociais imperam fatores negativos, com exceção de um ou outro núcleo populacional.

Filhos desobedientes, alunos destratando professores, sujeira e destruição por toda parte, mães e pais solteiros despreparados, jovens drogados, assassinatos, eis o que verificamos, para desgraça geral.

Não há punição para corruptos, desde que tenham muito dinheiro. Se existem avanços tecnológicos, estes se perdem diante da decadência cultural e moral que observamos.

A TV acompanha essa onda negativa, com uma programação que nada acrescenta de positivo. Estamos vivendo uma inversão de valores em que a honestidade e competência não são valorizadas devidamente. Em destaque, estão os espertinhos e espertalhões.

Cabe a nós pormos um fim nesse estado calamitoso, pois fazemos parte de uma sociedade, que molda o cidadão.

Mudemos, então, para melhor, sendo positivos em todos os sentidos, para que possamos ter um futuro digno em nossa pátria.

JOÃO OSMAR
Enviado por JOÃO OSMAR em 13/03/2006
Código do texto: T122786