COMUNIDADE

Esta é a minha redação, feita no Concurso para Soldado da Policia Militar da Bahia, realizado em março/2009. Tinham 3 propostas de redação, e eu escolhi este tema:

Comunidade, de acordo com os dicionários, é um conjunto de indivíduos que se identificam por ideais semelhantes e interesse comuns.

Desenvolva, pois, suas ideais a respeito do seguinte tema:

RESPEITO MÚTUO ENTRE OS CIDADÃOS É UM DOS ELEMENTOS NECESSARIOS À CONVIVÊNCIA PACÍFICA EM UMA COMUNIDADE.

Durante todo caminhada da humanidade, a história nos remete à convivência comunitária; necessidade natural do ser humano. Porem quase sempre esta convivência tem gerado e gera conflitos, pois as diferentes formas de pensar e agir é o que faz o homem nas suas relações.

Viver em comunidade, respeitando as diferenças, cultivando as amizades, fazendo o comum, é algo essencial que leva o ser humano a sua plenitude. No Brasil, por exemplo, há uma diversidade de culturas incontestável e o respeito pelo outro tem ser agregado de valores que permeiam e permitam o diálogo. Estes valores que cada um carrega é o que norteará à convivência pacífica.

Um dos princípios fundamentais para a paz é o respeito mútuo. Cada um trás em sim sinal de paz, mas gera guerra ao encontro do outro, e esta guerra (conflito) que acabo gerando é motivo da defesa dos seus ideais, conceitos, teorias, enfim, de uma série de posturas onde vezes ultrapassam os limites e fere o direito do próximo que por sua vez irá agir (reagir) da mesma força, transformando assim numa cultura de desordem.

O respeito primeiro começa na família, primeira comunidade, a qual tem que ser espaço de partilha. As relações interpessoais, a ética faz com que partilhe em um mesmo espaço, comungue dos mesmos ideais, lutem por bandeiras do bem comum. Tudo isso é o ser e fazer comunidade na sua simplicidade e naturalidade. A organização comunitária é sinal de cidadania que leva a um sonho em comum, viver em harmonia.

Fabio Ferreira Nascimento

Itarantim-Bahia

fabiorusso7@hotmail.com