R E G U L A M E N T O
 
                Os "II JOGOS FLORAIS DE CAXIAS DO SUL" 2009, promovidos pela UBT desta seção em parceria com a Academia Caxiense de Letras e com o apoio das entidades acima citadas, serão realizados observando o seguinte REGULAMENTO:

Artigo 1º - Os II JOGOS FLORAIS DE CAXIAS DO SUL, entre outras festividades, constarão de um concurso literário em que poderão concorrer trovas, poemas, crônicas e contos. A premiação ocorrerá nas festividades dos dias  27 e 28 de fevereiro de 2010.

Artigo 2º- Das TROVAS:
Entende-se como TROVA a composição poética formada por uma estrofe de quatro versos setessilábicos, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º versos, expressando uma mensagem positiva e com sentido completo. Cada trovador poderá concorrer com DUAS trovas líricas e/ou filosóficas com temas específicos para cada nível, a saber:

            a) nacional:...............................................................................Trem (ns) (veículo)
            b)estadual:................................................................................Trilho (s) (substantivo)
            c)municipal e região da serra gaúcha:...................................Colheita (s) (substantivo)
            d)estudantes da região serrana:............................................Estação

            As trovas deverão ser enviadas até o dia 15 de novembro de 2009 (valendo a data de postagem), pelo sistema de envelopes para o seguinte endereçoII Jogos Florais de Caxias do Sul - A/C Lucí Barbijan , Rua.Flores da Cunha-2048, Bairro Madureira CEP 95020-320, Caxias do Sul/RS   Brasil.

 Parágrafo 01: entende-se por sistema de envelopes:

            a) digitar ou datilografar a trova na face externa de um envelope pequeno, de aproximadamente 8x11 cm.
            b) colocar, logo acima da trova, o tema a que concorre (não é necessário pseudônimo).
            c) dentro de envelope pequeno, colocar uma papeleta com o nome, endereço, telefone e E-mail (se tiver) e a rubrica do autor da trova. Lacrar o envelope.
            d) colocar os envelopes com as trovas num envelope maior (tamanho carta) remetendo-o para o endereço constante no artigo 4º deste regulamento, usando como remetente Luis Otávio repetindo o endereço do destinatário.

            Parágrafo 02: não é necessário constar a palavra-tema na trova, desde que tenha relação com a idéia.

            Parágrafo 03: o trovador que tiver mais de um domicílio deverá optar por apenas um deles.
 
Artigo 3º - Dos POEMAS:

            Os concorrentes poderão enviar até DOIS POEMAS LIVRES (com até trinta versos), inscritos com pseudônimo diferente para cada poema, que deverão atender aos seguintes temas:

            a) nacional: ...................................................... Trem(ns) (veículo)

            b) estadual: ........................................................Trilho (s) (substantivo)

c)municipal: ...................................................................Colheita (s)

            Os poemas serão enviados digitados em TRÊS vias, em folha A4, fonte 12, num envelope grande (cada poema deverá ter as 3 cópias num único envelope), juntando a esse um envelope menor contendo os dados do autor dentro (*nome completo, * endereço,* telefone,* CEP, * E-mail se tiver *e assinatura). O título do poema com o pseudônimo adotado deverá constar por fora do envelope maior.

            Os poemas devem ser enviados até o dia 20 de novembro de 2009 (valendo a data de postagem) para o seguinte endereço:
 
II Jogos Florais de Caxias do Sul - A/C Marilene Caon Pieruccini, Rua Alberto Torres - 511, Bairro Madureira, CEP 95040-010,Caxias do Sul/RS - Brasil

            Como remetente, repetir o nome do destinatário (para evitar identificação que resulta em desclassificação) e o endereço do concurso.

 
Artigo 4º - Das CRÔNICAS e dos CONTOS:

            Cada autor poderá participar com até DUAS crônicas que tenham no máximo DUAS laudas e DOIS contos que tenham no máximo DEZ laudas, e que estejam relacionadas com o tema:
a) Crônicas (nacional, estadual e municipal):    Nos Trilhos da História
    
            b) Contos (nacional, estadual e municipal):  A Estação da Colheita
           
            Os trabalhos deverão ser digitados em TRÊS vias, em folha A4, fonte 12, colocados num envelope grande (sendo um para cada título) tendo escrito por fora o gênero do trabalho, seu título, o pseudônimo do autor e o nível em que concorre (nacional, estadual ou municipal), e no interior - junto com as cópias - um envelope menor com os dados de identificação dentro (*nome completo; * endereço; *telefone; CEP; *E-mail se tiver *e assinatura), além do título do trabalho e do pseudônimo adotado, por fora dele.

            Os trabalhos inscritos serão enviados para o seguinte endereço: II Jogos Florais de Caxias do Sul; A/C de Alice Brandão, Rua Dr. Montaury - 919/01, Bairro Madureira CEP 95020-190, Caxias do Sul/RS Brasil. 

            Como remetente, repetir o nome do destinatário (para evitar identificação que resulta em desclassificação) e o endereço do concurso.
 
Artigo 5º - Às obras classificadas será concedida a seguinte premiação em cada nível, não havendo repetição de troféu:

            02 Vencedoras ........................................................................ troféu e diploma.

            02 Menções Honrosas ........................................................... troféu e diploma.

            02 Menções Especiais ........................................................... medalha e diploma.

Artigo 6º - O julgamento das trovas será feito por uma Comissão Julgadora formada por trovadores, escritores e jornalistas de reconhecido mérito no panorama literário, e suas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

Artigo 8º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora e, se necessário, pela Comissão Organizadora do evento.

                     Alice C. V. Brandão - Presidenta da UBT Caxias do Sul 
                         e Presidente da Academia Caxiense de Letras
 
Caxias do Sul, 04 de agosto de 2009.