O destino do "lixo"

No dia 11 de novembro de 2009 (quarta-feira), realizou-se uma visita ao lixão, com o intuito de observar o lixo produzido no nosso município e as adequações de seu armazenamento.

Constatamos então, inúmeras irregularidades, como uma imensa quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) mesclados de forma irregular, com lixos orgânicos, plásticos, vidros e metais, além de pilhas e latões de agrotóxicos.

Encontramos em uma área mais afastada, um buraco com lixo hospitalar (luvas, frascos de soro...) parte espalhado e parte em caixas lacradas. Essa não é a forma correta de armazenar esse tipo de lixo, sabendo dos riscos.

Levamos em conta ainda, a coleta de lixo feita precariamente, desde os equipamentos dos trabalhadores, até o caminhão, que mantém o lixo exposto durante todo o trajeto até seu destino final, colaborando com a queda de incontáveis resíduos, sujando ainda mais a cidade.

É importante ressaltar que em períodos chuvosos a coleta não é feita, pois o caminhão não consegue subir até o lixão devido às estradas altas e sem calçamento. E para onde vai o lixo? Certa vez a destinação dada ao lixo, foi dentro da cidade. Causando vários transtornos à população.

Além disso, o “lixão” é de fácil acesso para todos. Inclusive tivemos uma surpresa. Ao chegarmos no local, encontramos um morador, em meio a todo aquele lixo, separando parte dele para ser reciclado. O cidadão realiza esse trabalho há três anos no município, sem nenhum equipamento de segurança (apenas uma bota). Consideramos a “profissão” deste cidadão, apesar das condições desumanas de trabalho, como um grande benefício, pois através dele muito lixo é separado e retirado daqui para ser reciclado, proporcionando a ele uma renda.

Sendo assim, convidamos aos leitores para deixarem seus comentários e sugerirem propostas de mudança.

Atenciosamente.

(OBS: O lixão referido no artigo não é da cidade de Colatina.)

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 08/12/2009
Reeditado em 08/12/2009
Código do texto: T1967438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.