TEATRO E O CURSO DE TEATRO

O teatro é uma forma de expressão comunicativa mais autêntica do que se possa imaginar, porque cada personagem identifica uma característica comum às pessoas que os assistem.

No teatro é que se representa, na realidade, aquilo que as pessoas são - e onde as pessoas, a platéia, têm oportunidade de exprimir, de projetar os seus sentimentos, suas angústias, suas frustrações e emoções, enfim, é um desabafo em conjunto de tudo o que oprime o indivíduo. É onde as pessoas se aliviam de seus sentimentos, sem precisar demonstrá-los aos outros. Isto eles fazem (nós fazemos) numa identificação com as personagens representadas pelos atores, que também, dela se utilizam para vivenciar mais de perto todas as questões que afligem a humanidade (no teatro e no circo é que todos nós choramos e rimos de nós mesmos). Portanto, a escola de teatro ou, o curso de teatro, é algo muito importante. O nosso curso de teatro deixou bem claro, e isto é oportuno dizer: nós, alunos e professores, estivemos poucas vezes juntos, mas, essas poucas vezes, nos deram uma grande e valiosa contribuição, que foi o conhecimento mais espontâneo e direto da existência de cada um. Foi onde tivemos oportunidade de nos encarar - de "pensar" a respeito de nós próprios e dos outros e chegar a conclusão que todos temos muita coisa em comum: problemas, angústias, aflições e tantas coisas mais -- mas o importante é descobrirmos que não somos entes superiores nem inferiores, apenas humanos. E ser humano é uma coisa maravilhosa -- é ser autêntico, é ser "gente" !

No teatro podemos fazer de conta que somos reis, príncipes e princesas, grandes senhores, escravos, palhaços e uma gama de personagens, os mais interessantes e bizarros. Podemos ser tudo o que desejamos ser.

No teatro pode-se imitar o papel dos outros, fugindo da sua própria realidade. É uma espécie de sublimação para alguns, para outros, é vivenciar a própria vida, portanto, o teatro é a expressão figurativa e representativa da própria realidade.

No teatro, os gestos, a expressão corporal, os papéis de cada um, representam mais do que as palavras poderiam dizer. O teatro não pode acabar -- pelo menos, enquanto houver problemas no mundo. Quando não houver mais problemas, nada mais a dizer, não haverá necessidade de teatro, a não ser como imitação da natureza ou como uma fantasia ilusória. Porque, sem problemas, o ser humano não vive, já está morto e o teatro também. Portanto, salvemos o Teatro!

Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 01/06/2005
Reeditado em 01/06/2005
Código do texto: T21307