ROMA, La Città Eterna

O ano começou, voltamos das férias e está na hora de estudar. Mas porque não reservar um tempo para sonhar e quem sabe ´preparar as próximas viagens? A sugestão desse vez é Roma, a cidade que foi que ainda é e será para sempre lembrada. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, um dos símbolos da União européia, é uma das cidades com maior importância na história mundial, berço da civilização.

Passear por suas ruas é como voltar ao passado. As ruínas do coliseu, fórum, panteão e das casinhas que encontrará, te farão lembrar as aulas de história romana e o filme "O Gladiador". É fantástico descer do metrô (que tem apenas duas linhas) e se deparar com o Coliseu, imenso e maravilhoso bem diante dos seus olhos.

O povo é amigável e o italiano uma língua aconchegante. A Fontana di Trevi te convidará a jogar uma moedinha e fazer um pedido. Ao redor com certeza sentirá a necessidade de experimentar uma pizza e tomar um vinho. Mais tarde não resista a um macarrão com bastante molho e depois um sorvete, o melhor do mundo.

Pegue um mapa logo que chegar à cidade, desça no Coliseu, suba até o fórum e faça todo o caminho até chegar ao Vaticano. Você vai passar pelos principais pontos turísticos da cidade em aproximadamente três horas de caminhada. Seus pés irão querer mais, aproveite para escolher o que vai querer rever e os museus que vai visitar.

Roma perdeu o império mas não a majestade. Cidade indicada para todos os curiosos e desbravadores, é convidativa pelas suas paisagens e atrações, envolvente pelo seu povo, saborosa pela sua culinária e grandiosa pela sua história. Com certeza digna de ser visitada e apreciada.

Junte bastante alegria, uma dose de aventura, pitada de conhecimento, e muita disposição. Embarque nessa viagem que vai marcar também a sua história.

Texto escrito e publicado no jornal da ARI/UEL - março/2010