Secas no semiárido são mitos

Segundo o Jornal da Paraíba de sábado, 03 de abril de 2010, vinte reservatórios de água da Paraíba estão com menos de 50% da capacidade, isso em plena estação chuvosa do semiárido paraibano. Como este ano as chuvas são muito irregulares e bem abaixo da média (50% a 60%), é de se esperar que ao findar as chuvas, vários municípios paraibanos voltem a se deparar com o mesmo problema, a falta d’água. Relembrando os dois últimos anos, que foram muito chuvosos em todo o nordeste, parece mentira, mas o fantasma da seca deve voltar a assombrar os sertanejos em 2010. Quanta água não foi desperdiçada em todo o estado em 2008 e 2009, e nada foi feito para armazená-la. Vendo o exemplo de Patos, é de causar indignação e perplexidade a qualquer cidadão, pois ano passado durante aproximadamente dez meses, as águas do Rio Espinharas escoaram livremente para o Rio Grande do Norte, aí vemos o quanto estamos desperdiçando, o bem mais precioso que existe, a água. Não adiantam desculpas, o problema da seca no nordeste é um mito, e hoje já estamos acostumados a culpar sempre a natureza, nos lembramos de olhar para o céu, mas nos esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos, para buscarmos a consciência para exigir a realização de obras, que venham tornar a vida do sertanejo menos sofrida.

Rodrigo Cézar Limeira (bacharel e mestre em Meteorologia)