Universidade do Sul de Santa Catarina
Chapa DCE Futuro
Rônaldy Lemos – Presidente
César Maximiliano – Vice


















Projetos da chapa DCE Futuro























abril de 2004
Mensagem do Presidente


A alegria de poder me comunicar com pelo menos boa parte
de meus colegas universitários da UNISUL é algo incontestável nesse momento.
É uma oportunidade única e que desejo aproveitar da melhor forma possível.

Convém a mim, a meus estimados membros de chapa e colegas
que benevolentemente se dispuseram a fazer a distribuição desse material, dizer que as realizações do DCE nunca dependeram, não dependem e não dependerão apenas da nova chapa eleita, mas sim da firme e fiel união entre todos os estudantes que realmente se interessam pelos seus direitos.

Pensem em cada coisa que podemos edificar juntos, em cada
tijolo assentado, cada conquista que ficará marcada em nossa história.

Confiando desde já em sua cooperação, eu, Rônaldy Lemos,
candidato a presidência do DCE UNISUL Florianópolis e região, tenho o imenso prazer em lhes apresentar nossas propostas.

Muito obrigado,



Rônaldy Lemos
Presidente DCE Futuro


















1. A questão das impressões gratuitas


A chapa DCE Futuro elaborou um esquema para que as
impressoes gratuitas voltem a vigorar no campus Pedra Branca.
É algo muito simples e que devolverá alivio aos acadêmicos:
onde se encontra atualmente o guichê de entrada, -no qual os alunos dão seu número de matricula para poder acessar os computadores do laboratório coletivo-, haverá uma impressora a laser guardada por um estagiário da área.
Cada acadêmico da UNISUL terá uma quota de 20 folhas por dia, não podendo em hipótese alguma exceder esse montante.
O aluno então envia o comando de seu computador a impressora no guichê, e o estagiário avaliará se o conteúdo impresso é de valor acadêmico, se não for, o aluno não receberá as paginas impressas indevidamente e ficará retida com o estagiário.
A quota diária de 20 páginas não é uma quota cumulativa ou geradora de créditos, portanto serão somente 20 páginas por dia.
Vamos supor que o acadêmico ficou 2 dias da semana sem imprimir algo. Isso não quer dizer que ele tenha credito algum e poderá vir a tirar essas 40 copias em uma outra ocasião.

Em caso da superintendência da UNISUL não aceitar essa medida, nos temos outras 2 contra-medidas para rebater nas negociações, porem me reservo no direito de não expressar nada aqui em uma atitude de não me tornar precipitado.


2. A Semana do Acadêmico


Evento no qual os universitários inscritos terão um
grande espaço para apresentar suas teses ou teorias sobre determinados assuntos, seja de sua faculdade ou não, fazendo com que assim se retome uma das atividades mais fascinantes de uma universidade, que é a divulgação de novas teorias, fontes de inúmeras descobertas e revelações ao longo da nossa Historia.





3. Laboratório de informática

Negociar com a UNISUL a compra de mais computadores para
o laboratório coletivo do campus Pedra Branca, onde atualmente o numero de computadores é ínfimo ante a demanda de alunos.
Calcula-se que cerca de 90 estudantes dividem 1 computador por dia, aproximadamente. Sendo impossível desse fato se consumar numericamente, muitos alunos deixam de utilizar os computadores devido a limitação física que o laboratório disponibiliza.
E afim de evitar que outros estudantes utilizem os
laboratório para conversações por programas de bate-papo ou sites de qualquer natureza que permitam isso, organizaremos um modo de barrar a entrada, acesso ou instalação de tais programas no laboratório.


4. O envolvimento da comunidade nas pesquisas acadêmicas


Convocar os alunos para que envolvam ainda mais a
comunidade em projetos de pesquisa, afim de que ambos se ajudem para o seu desenvolvimento.



5. Vigilância do campus


Contatar o órgão e equipes responsáveis pela segurança
dos campus de modo que nossa segurança seja fixa e inabalável, evitando que se repitam fatos que continuamente vem acontecendo, como furtos de mochilas e outros objetos de alunos.
Atentar também para o fato de não acontecer que atos de vandalismo sejam incitados pelos próprios universitários, contando com isso com a ajuda de todos, denunciando tais fatos sem demora.








6. Eventos educacionais


O DCE Futuro se compromete a trazer ate os estudantes
muito mais experiências exteriores, como palestras com profissionais da área, envolvendo seminários sobre mercado de trabalho e realização profissional, contribuindo muito mais do que se possa imaginar com todo o processo educacional, que é de total relevância que seja trabalhado e aprimorado em vida acadêmica, para que no futuro sejam lançados excelentes profissionais no mercado de trabalho com toda a gama de conhecimento necessária para que o sucesso seja pleno.



7. Observância das atividades


A DCE Futuro também tem uma total preocupação com os
serviços prestados pelos funcionários aos acadêmicos, bem como as condições de trabalho em que se encontram os estagiários da UNISUL, e se os professores cumprem bem com seus horários colaborando com os alunos conseqüentemente.
com isso buscando tornar um ambiente de trabalho agradável e proveitoso para todo mundo.


8. Os “Jogos da Fraternidade”


Durante 10 dias os alunos terão a belíssima oportunidade
de se conhecer melhor e a seus colegas através de campeonatos esportivos e jogos de raciocínio, em uma Olimpíada interna com a participação de todos os cursos disputando entre si as honráveis premiações.


9. A Rádio DCE


Iremos criar este novo meio de comunicação que será de
imensa valia aos acadêmicos, porque poderão tirar proveito quer pelo anuncio de noticias de seus cursos, quer pelo aviso de horários ou objetos perdidos; ou seja, mais uma forma rápida, eficiente e segura de nos comunicarmos.
Será formada uma equipe para solidariamente trabalhar conosco na escrita dos textos da rádio, invocando constantemente e mais uma vez o trabalho de todos para todos.



10. Mais vagas para estágios


Uma das bem sólidas propostas da DCE Futuro é angariar
maiores espaços para estagiários, isso inclui mais vagas e mais áreas de estágios, como em eventos promovidos pela UNISUL ou pelo próprio DCE.



11. Um desconto um pouco maior


Conhecendo bem de perto a dificuldade que alguns
acadêmicos tem em pagar suas contas com a universidade, levaremos ao órgão interno responsável a proposta de dar um desconto um pouco maior para os estudantes que efetuarem o pagamento das mensalidades antes da data de vencimento.



Filosofia da chapa DCE Futuro


Nós não somos nenhuma espécie de revolucionários, ou
fazemos parte de qualquer partido político.
Muito menos nos apegamos a ideologias ou temos a intenção de ficar apenas abanando bandeiras enquanto muitas coisas acontecem e não são resolvidas.

Passa longe de mim e em meus amigos membros de chapa a
idéia de realizar qualquer tipo de manifestação pública desnecessária, salvo isto se tivermos a mais absoluta certeza de nossa vitória em alguma questão que resultará no “Bem de Todos”.
Sendo assim, mais uma vez agradeço sua dedicação em ler
nossas propostas; e é com a mesma esperança em mudar o que está errado que eu espero sua ajuda! Para nos ajudarmos!
Os agradecimentos especiais de:

Rônaldy Lemos e César Maximiliano
Rônaldy Lemos
Enviado por Rônaldy Lemos em 17/09/2006
Reeditado em 17/09/2006
Código do texto: T242750