Sistema meteorológico que produz a estação chuvosa do semiárido está causando mortes e destruição

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico que produz a estação chuvosa do semiárido nordestino no período de fevereiro a maio. Este sistema é oriundo do hemisfério norte e representa o encontro dos ventos alísios que sopram, de sudeste no hemisfério sul, e de nordeste no hemisfério norte. Atualmente como é comum para esta época do ano, a ZCIT está atuando na Colômbia, Venezuela, Guianas, América Central e sul do México, Nesses países os prejuízos têm sido incalculáveis, são milhares de mortos, estradas destruídas, pontes danificadas, barragens rompidas, e de uma forma geral danos humanos e materiais imensos. As chuvas em excesso que afetam esses locais devem-se ao fato do fenômeno La Niña está presente no Oceano Pacífico, o que provoca a intensificação dos ventos alísios que transportam umidade do Oceano Atlântico para esses países, daí chove bem acima da média. Este é um sinal que pode ser entendido como positivo e ao mesmo tempo negativo para quem reside no semiárido nordestino, já que a continuidade do fenômeno La Niña até a estação chuvosa do semiárido em 2011, pode significar chuvas bem acima da média, e a possibilidade de enchentes nessa região.