Letrix Múltiplo

                              Nova forma de arte visual combinada com expressão literária


Como já é conhecido de grande parte do grande público admirador de artes alternativas e Literatura, venho aqui apresentar por meio desses breves exemplos autorais e visuais, novas formas de conceber os Letrix, originalmente compostos por palavras únicas (ou raramente palavras compostas), escritas verticalmente, sendo que na ultima letra se compõe o restante do poema, como vemos no exemplo abaixo:



a
m
o
r
iqueza de espírito, falta para quem não te merece... 


(observe que a palavra “riqueza” no complemento do letrix foi iniciada pela letra “r” da palavra “amor”.
Sendo o titulo válido como a palavra (única ou composta) que é escrita transversalmente.
Neste caso, nosso letrix chama-se “Amor”.

Creio este ser o mais fiel e original modo de se compor letrix, e também o método mais usual.
Venho por meio deste então, apresentar aos caríssimos poetas e artistas, uma “nova” forma de se conceber letrix, os denominados por mim “Letrix Múltiplos”.
Como visto no exemplo abaixo de meu primeiro Letrix Múltiplo, chamado “Coração”: 

Na figura de exemplo dessa nova arte e meu primeiro letrix múltiplo, onde vemos que o método clássico de letrix é mantido, e apenas acrescentamos variantes múltiplas, (daí o nome da nova arte).
Necessário também firmar e instituir que, deve-se, para a beleza da própria arte, síntese alternativa, e concordância dos sentidos apresentados na obra, manter a clássica forma dos letrix de manter a última letra da palavra anterior e continuar com uma nova.
Vemos no verso sob letra roxa, “viva e me ame” agregado ao verso “ordem de emoções que formam o meu amor por você”; tá aí então umas das novas singularidades dos letrix multiplos
Como toda arte, seria presunçoso eu aqui ditar que as letras devem ser ou não coloridas, bem como limitar o número de palavras que o trabalho deva ter, bem como diagonais que se queira seguir nesta.
Apenas ratifico algumas observações e prioridades necessárias, afim de se ter ao final uma bela propagação das novas obras em si.
Obviamente se seguramente que muitos artistas já o fizeram antes, mas permito a mim mesmo como forma precursora e solidária, institucionalizar esse novo método sob minha autoria, afim de propagar com seu devido valor e garantias esta nova e tão gostosa arte.

Com este documento, deixo humildemente para os futuros artistas e leitores, um vigoroso legado.

Muito obrigado,

Rônaldy Lemos 

Florianópolis, 21 de outubro de 2006.
15:22




Rônaldy Lemos
Enviado por Rônaldy Lemos em 21/10/2006
Reeditado em 21/10/2006
Código do texto: T270001