MESOPOTÂMIA

Podemos dizer que é o berço da humanidade, bem como onde surgiram as primeiras civilizações e cidades-estado. Meso, no latim, é meio, e potâmia é entre rios, querendo dizer Terra Entre Rios.

A Mesopotâmia é a região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. Quase ao seu extremo superior, a Noroeste, está a Assíria, cuja capital foi Nínive, uma das primeiras cidades-estado, criada por Ninrode (Ninrod), que teria sido filho de Cam, filho de Noé. A Assíra foi imperio entre 1700 a 610 a.C., quando foi subjugada pelo segundo império Babilônico, de Nabucodonosor.

No outro extremo, a Sudeste, está hoje o Kuait, próximo a onde foi Ur dos Caldeus, uma das primeiras cidades-estado, onde há mais de 5.000 anos já se escrevia com caracteres e não com desenhos, como os egípcios faziam muito tempo depois. Da Caldéia vieram para a costa leste do Mediterrâneo (Canaã, hoje Palestina), os hebreus, que após 2.000 a.C. se chamaram israelitas, e hoje são os judeus. Da Caldéia também vieram os Icsos (adoradores do deus único Set), que dominaram sobre os egípcios durante quinhentos anos, desde 2.000 a.C. Icso também foi o faraó Tutankamon.

Mais ou menos na metade da extensão entre esses dois extremos, mais para o lado de Nínive, ao lado do rio Eufrates, estão as ruínas da Babilônia, q foi um dos primeiros grandes impérios mundiais. Oitenta quilômetros dali, junto ao rio Tigre, está Bagdá, a capital do Iraque atualmente.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral Escritor
Enviado por Wilson do Amaral Escritor em 31/10/2006
Reeditado em 26/03/2008
Código do texto: T278374