A Verdadeira Essência
 
O seres humanos datam de uma existência longínqua. Mas desde sempre despertada era sua curiosidade para as coisas da natureza e os fatos que ocorriam ou ocorrem em seu meio onde vive. Descobrimos coisas que hoje em dia não conseguiríamos viver sem as mesmas. Invenção da roda, a descoberta da eletricidade, a assepsia e tantas outras coisas que só foram possíveis pelo despertar da nossa essência.

Existe um ponto que se conecta diretamente com o gosto por descobertas que nós temos. Esse ponto se chama conhecimento, quanto maior foi o conhecimento adquirido durante séculos pela humanidade, maior foi a linha de descobertas , invenções e novos adendos para o homem. Onde quero chegar com tudo isso? É simples, quanto mais se estuda, quanto mais se lê mais o homem se ilumina, e o que isso quer dizer?

Iluminar no sentido de adquirir conhecimento, de adquirir cultura, de ter argumentos, saber pensar, discutir, dar idéias isso que torna um ser iluminado. Aquele em que adquiri novos conhecimentos e por isso possui uma certa clareza nas idéias.
A França é uma pais notadamente desenvolvido na parte cultural. Ocorreu num certo período histórico um movimento chamado Iluminismo. A saber abaixo:

Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas,correntes intelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diversos micro-iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês eIluminismo católico. Alguns iluministas ilustres abaixo:

John Locke (1632 - 1704), filósofo inglês. Escritos mais importantes: Ensaio sobre o entendimento humano (1689); Dois tratados sobre governo (1689).

Montesquieu (Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu) (1689-1755), filósofo francês. Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado(Legislativo, Executivo e Judiciario), a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos. Escrito mais importante: Do Espírito das Leis (1748).

Voltaire (pseudónimo de François-Marie Arouet) (1694-1778), defendia uma monarquia esclarecida. Filósofo francês, era deista (acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão). Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual. Escritos mais importantes: Ensaio sobre os costumes (1756); Dicionário Filosófico (1764) e Cartas Inglesas (1734).

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo francês. Escrito mais importante: Do Contrato Social.

Denis Diderot, retratado por Louis-Michel van Loo, 1767.

Denis Diderot (1713-1784), filósofo francês. Elaborou juntamente com D'Alembert a "Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios", composta de 33 volumes publicados, pretendia reunir todo o conhecimento humano disponível, que tornou-se o principal vínculo de divulgação de suas idéias naquela época. Também se dedicou à teoria da literatura e à ética trabalhista.

Adam Smith (1723-1790), economista e filósofo escocês. O seu escrito mais famoso é A Riqueza das Nações.

Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão. Fundamentou sistematicamente a filosofia crítica, tendo realizado investigações também no campo da física teórica e da filosofia moral.

O importante e o que se deve extrair do artigo é que a verdadeira essência a célula máter desse grande organismo vivo que é a sociedade é a leitura. Sim sempre ela, nada do que se foi possível chegar até hoje, inovações, invenções, descobertas, revoluções, nada disso se faria presente se a busca pelo aprimoramento humano não tivesse em seu capítulo primeiro, a leitura. Sem ela não conquistaríamos nada do que hoje, habitualmente, estamos acostumados a ter.