O voto voluntário

Durante muito tempo lutou-se para que a participação política fosse um direito de todos. A ideia de conversão do voto obrigatório em voluntário justifica a conquista da liberdade na escolha de nossos representantes.

Muitos questionam insatisfeitos com os políticos, e são obrigados a votar escolhendo seus representantes mesmo que nenhum candidato os agrade. Essa pressão tem resultado, muitas vezes, em votos em branco, demonstrando, cada vez mais, a indignação das pessoas. Outro transtorno é percebido em lugares que exigem o comprovante de votação, um motivo importante que faz com que muitos votem para conseguir algum benefício.

O voto voluntário proporcionaria às pessoas a liberdade de decidirem participar do processo eleitoral sem que sejam coagidos ao dever cívico, mas despertando-se o interesse pela política. Fato esse que influenciaria na redução da venda de votos e negociações escusas que colocam no poder tantos políticos corruptos.

Assim como o Movimento Estudantil expôs o interesse de jovens pelo voto e hoje existe uma lei que vigora desde o ano 1988 o voto facultativo entre pessoas de 16 à 18 anos, a mesma luta é vista desde o Período Colonial. É justo que a escolha de representantes seja uma ação voluntária, até porque a conquista é com base no interesse participativo e não sob pressão legal.

Avaliem e comentem o meu texto por favor!

Obrigada!

Evelyn Dias
Enviado por Evelyn Dias em 14/09/2012
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3881918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.