TÉCNICAS DE REDAÇÃO


É recomendável que, antes de qualquer coisa, se faça a anamnese textual pela qual o escritor se norteará durante sua prazerosa trajetória literária até o final.

 

Escrever sem norte é o mesmo que se lançar a um emaranhado labirinto de ideias, sabe-se lá quem onde vai dar. Nada se compara a uma empreitada que começamos em que sabemos de onde partimos, por onde seguimos e onde chegaremos.


Espero que estas dicas sejam, de alguma forma, úteis àqueles que as leem.



ANAMNESE TEXTUAL

Em qualquer dos estilos literário apoie-se nestas perguntas a seguir. Elas certamente nortearão você a encontrar o rumo de sua escrita.

  1. O que? Quem? Pra quem? De quem? Com quem? Por quê?
  2. Onde? De onde? Para onde? Quando? Quantas e quais são as linhas do tempo para cada personagem. Quais e quem faz interseção na linha de tempo de quem?
  3. Como fazer? Como dispor as personagens em cada situação?
  4. Aplicabilidade, ambientação, contemporização.
  5. Feedback: Analisar cada situação e, se preciso, voltar revendo desde início em busca de inconsistência ou incoerência a fim de corrigir as discrepâncias.
  6. Evitar solecismo (vícios de linguagem), cacófatos.
  7. Utilizar linguagem ao nível do público alvo.
  8. Fazer o "readproof" (revisão), buscando possíveis erros de digitação ou de descuido. Substituir palavras ou expressões repetidas por outras similares que tenham o mesmo sentido.
Técnicas para uma boa redação.
  • Estas técnicas podem ser aplicadas em qualquer estilo literário.
  • Não a faça muito extensa. Poderá cansar o leitor.
  • Utilize vinte a, no máximo, trinta linhas.
  • Evite solecismo (vícios de linguagem).cacófatos.
  • Utilize linguagem ao nível do público alvo.
  • Faça o "readproof" (revisão), buscando possíveis erros de digitação ou de descuido. Substituir palavras ou expressões repetidas por outras similares que tenham o mesmo sentido.

O texto deve ser subdivido em cabeçalho, corpo (1 e 2) e epílogo ou conclusão.

  • Cabeçalho:
    • De uma a cinco linhas.
    • Funciona como uma chave mestra especial para abrir o texto..
    • Nele, faça o preâmbulo de sua redação, dando ideia ao leitor do que ele encontrará no discorrer da escrita proposta.
    • Faça a ambientação, identifique e ponha o protagonista do seu enredo, situando-o no tempo e lugar onde sua história ocorre. Faça-o de forma coerente, mas sucintamente.
  • Corpo 1:
  • Em torno de cinco a dez linhas:
    • Dê mais detalhe do seu personagem, local onde se desenrola a história,
    • Informe fatos que ocorreram na localidade e/ou no mundo durante o tempo em que acontece essa trama.
    • Se houver mais personagem, introduza-os de forma ordenada e não como que de paraquedas.
    • Procure deixar o leitor cativo à leitura à expectativa do desfecho final.
  • Corpo 2:
  • Também em torno de cinco a dez linhas:
    • Comece a preparar o fecho de sua trama.
    • Cada detalhe deixado em suspense até à cena anterior, comece agora a elucidar.
      • Não deixe para o leitor essa tarefa.
      • Além de desagradável, ninguém gosta de fazer a tarefa do autor. Deixa uma suspeita impressão de que o autor não soube terminar e jogou a "batata quente" nas mãos do leitor.
  • Epílogo ou conclusão.
    • É hora do "Fade out", ou seja, o apagar das luzes.
    • Apenas no caso de uma trilogia, ou seriado, deve-se permitir um suspense proposital, a fim de deixar o leitor com vontade de prosseguir no próximo volume. Mas estamos falando de redação.
  • Em torno de uma a cinco linhas
  • Esta é uma parte do texto de grande importância.
  • O próprio nome sugere que haverá uma conclusão.
  • Não deixe nada inconcluso.
  • Aqui se mata ou vitaliza o texto.
  • Um texto mal concluído é uma obra inacabada e indigesta para quem a lê.
  • Um texto bem desenvolvido em cada fase e bem concluído, trará respeito ao escritor e um grande aval para a próxima obra que este escrever.
  • REVISÃO E ACABAMENTO:
  • Concluído o texto, vem a fase de revisão e acabamento. É uma fase tão importante quanto as anteriores.

    • Leia e releia o texto recém composto.

    • Marque todos os termos e expressões repetidos;

    • Elimine as redundâncias.

    • Substitua os termos repetidos por sinônimos ou expressões

    • Recomendo que peça a alguém que faça a re-revisão, pois certamente sempre deixamos escapar algum erro bobo, de tão óbvio que possa ser.

Grato pela atenção!

Crato – CE, 24 de outubro de 2012
Od L'Aremse M. Peterson
(Bosco Esmeraldo)

 


 

 

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 24/10/2012
Reeditado em 24/06/2023
Código do texto: T3950024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.