Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol

Por Allan Garrido

Numa era onde tudo o que fazemos acaba sendo compartilhado, curtido e etc.. Buscamos também outros meios para galgar um lugar ao sol, quando nos referimos ao mercado literário. Antigamente e até hoje para um autor publicar sua obra, precisava ou precisa passar pelo crivo das avaliações, quase sempre indigestas das grandes editoras. Um original enviado, leva meses para ser analisado isso sem contar que você não tem a certeza de que o mesmo será publicado. Não te revelam nada, onde errou, o que melhorar, nada apenas te dizem que não é viável naquele momento.

Acontece que não está se lidando com qualquer coisa, mas sim com o sonho as angústias e tudo aquilo que envolve um escritor quando ele senta pra escrever. Ali ele coloca tudo aquilo que vivenciou e que ele mais acredita. Pô não é qualquer coisa é tudo que represento - Diria o escritor... E bem na verdade é assim que acontece e é o que se sente. Por isso que atualmente a web tem sido o local onde vários artistas tem expressado suas criações.

Hoje existe muita facilidade para divulgação através dos blogs, sites, fóruns e até mesmo o youtube. Escritores, artistas e cantores passam a ficar conhecidos devido ao número de pessoas que passam a ser seus leitores e divulgadores. Artistas pouco conhecidos passaram a ser super-stars da noite pro dia, no caso do youtube, as visualizações de vídeo se fizer muito sucesso lança uma pessoa comum para a posição de novo astro da mídia.

Não foi diferente com os escritores, claro de uma maneira mais comedida. No entanto se avança para que a publicação no futuro seja algo mais fácil e menos dependente de editoras senhoras da razão. Muitos escritores mesmo levaram um grande não e hoje fazem sucesso. Atualmente se consegue publicar um livro com tiragem pequena ou sobre demanda. Funciona assim, o autor procura e se a editora aprovar ele arca com uma parte das despesas e tem seu livro e seu sonho publicado ficando responsável pela publicação e divulgação do mesmo.

Ainda não temos editoras ,que fazem publicação sob demanda, com o mesmo poder das grandes do ramo literário. Mas concordamos que é um enorme passo para que você, escritor, possa tirar aquele, velho, sonho de publicar sua obra da gaveta. Claro que, as editoras de grandes publicações, tem razão de fazer com que seja criteriosa a avaliação para poder publicar por ela. No entanto deve pesar também que ali, nas mão de quem analisa, esta o escritor e sua obra. Na verdade eles estão cuidando de um neném e depende deles, fazer com que ele nasça ou não. É um poder de deus nas mãos de quem julga e analisa. Enquanto isso nós os escritores devemos nos unir e juntos buscar um lugar ao sol.