Pé na..... ??

Por Allan Garrido

Que ultimamente os programas televisivos estão muito em baixa isso ninguém questiona. A péssima qualidade e as piadas prontas são os ingredientes que procuram recheá-los. Poderíamos ficar horas e horas falando do quão ruim está as grades televisivas em nosso país tupiniquim. Infelizmente não é “privilégio” de uma só emissora. Todas de alguma forma contribui para tal realidade.

Mas especificamente um, em questão, tem me chamado atenção por esses dias. A série em questão, ao qual me refiro, é a famigerada Pé na Cova. Já começa pelo nome de extremo mal gosto, ao meu ver. Lógico que um humor esperto e sadio é de muito bom grado e cai no gosto popular.Mas brincar com coisa séria não é bom, e pra que a mesma não cause mal estar é preciso extrema habilidade, coisa que a série não tem.

O que há de engraçado em preparar defuntos para serem velados, maquiá-los? Como, isso, cai mal em alguém que acabou de perder um ente querido ou mesmo os que guardam saudades daqueles que já se foram. Brincar com morte, cemitérios, defuntos é uma falta de respeito enorme com quem quer que seja.

Torcer para que alguém faça a passagem é de uma falta de profissionalismo tremenda. Imagine quem trabalha com isso, o que não pensa quando assiste uma barbaridade dessas. Aliás a dona globo pisou muito feio na bola quando no domingo todos estavam abalados, tristes e sufocados pela tragédia de Santa Maria e a emissora carioca exibe um programa de comédia no horário de almoço. Olha o contra-senso! Quem é que iria rir num momento tão triste daquele?

Uma rede, um canal onde se atinge a maioria da população brasileira deveria se elevar o nível de qualidade do que se passa e do que vai para o ar na TV. Brincar com defuntos, velórios e cemitérios e usar isso como uma forma de humor, é preocupante. Há de se passar por uma grande reestruturação e começar a exibir programas de melhor qualidade. E o telespectador, por sua vez, aumente seu senso crítico e boicote toda vez que alguma coisa não estiver de acordo com a barreira moral que toda emissora deve ter.