Uma sociedade justa é aquela que garante o respeito ao trabalhador

De fato o respeito ao trabalhador é o que faz uma sociedade não apenas justa, mas digna e próspera.

Sabemos que muito se tem feito para melhorar as condições de trabalho, sobretudo com a ênfase nos benefícios do trabalho formal, da qualificação e profissionalização do trabalhador e da conscientização cada vez mais das empresas em ter no funcionário não apenas um numero, mas também um parceiro vital, um ser humano dotado de necessidades, desejos e ambições pessoais.

Ademais, as parceiras entre órgãos de controle como por exemplo: a atuação importante da Justiça do trabalho, a interferência do Ministério Público d o Trabalho junto com a sociedade civil organizada, as organizações sociais, todos esses organismos agindo conjuntamente tem sido determinantes na melhoria continua da situação do trabalhador bem como em alavancar o número de trabalhadores brasileiros com carteiras registradas, conferindo-lhes dignidade e justiça social.

Entretanto, sabemos que apesar dos avanços, repetidas vezes vêm à tona, casos de trabalhadores submetidos a condições subumanas e análogas ao trabalho escravo, inclusive com crianças, em olarias, carvoarias, ou casos de bóias- frias que são explorados impiedosamente, ou mesmo nos grandes centros urbanos, como acompanhamos recentemente a situação dos funcionários bolivianos trabalhando em condições deploráveis em uma confecção no centro de São Paulo, a serviço da ostentosa e pujante indústria da moda.

Assim, muito tem sido feito quando o assunto é o respeito ao trabalhador, mas podemos avançar, com o reforço das parcerias mencionadas e participação da sociedade como um todo, sobretudo por enfatizar ao cidadão brasileiro os benefícios reais do trabalho formal.

Sejam muito bem vindos em :)

poesiasegirassois.blogspot.com

Davi Cartes Alves
Enviado por Davi Cartes Alves em 22/06/2013
Código do texto: T4353935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.