****SENTIDOS******

Quando estava estudando para o vestibular – estudei composição de Redação, e fiz exercícios com temas, como: Móveis para cozinha, quarto de dormir, compras de supermercado, etc... Mais ao reler as redações, uma me chamou atenção de modo especial, achei interessante, na oportunidade fiz algumas correções e adaptações da composição original e gostaria de compartilhar com os amigos do recanto:

Composição * 4

Sumário:

Enumerar os sentidos e dizer a finalidade de cada um deles.

Direção:

Enumerar os cincos sentidos - localiza-los

– Qual a finalidade dos sentidos

– Enumerar as doenças que podem afetar os órgãos dos sentidos

– Precauções que se deve tomar para que os órgãos de nossos sentidos se conservem perfeitos.

****SENTIDOS*****

No corpo é abençoado por Deus, é uma máquina perfeita. Na cabeça centraliza a maior parte de nossos sentidos que são: Visão, audição, paladar, olfato e tato. Eles são expressos pelos membros de nosso corpo como: Olhos, ouvido, boca, nariz e a pele, eles órgãos são as portas de entrada dos sentidos de nosso corpo.

Nossos olhos que dão condições de deslumbrar o que o mundo tem de belo e feio, podemos ver melhor cuidando de nossos olhos, não esfrega-los com mãos sujas, usar óculos com lentes de proteção solar, evitar luz direta do sol e poeira que pode provocar doenças alérgicas.

Com nossa boca, proferimos palavras de amor ou palavras de dor... Como diz o ditado: - O que a boca fala, o coração está cheio! Para ter saúde bucal é necessário manter uma higiene diária escovando bem os dentes, e tendo cuidado com o comer, pois é bem verdade quando se diz, nós somos o que comemos. Porque a saúde de todo nosso corpo, se dá pela boa alimentação.

Nossos ouvidos, nos trás emoções ao escutar lindas músicas, poemas, palavras de amor, e também tristezas... Muitas vezes ficamos tristes ao ouvir palavras que nos maltratam. Para escutarmos sempre bem, devemos ter cuidado com a poluição sonora e sons altos, bem como mergulhar em águas geladas, tudo isso pode causa danos à audição.

Com nosso nariz, é bom poder sentir o cheiro das flores, da terra, da comida fresquinha assim que é preparada, mais gostoso que sentir o cheiro, é só experimentando a comidinha fresquinha, quentinha através do paladar.

Mas para mim, melhor mesmo é poder tocar na pele quente do meu amor e sentir a energia que é transmitida e o calor através do tato, que me trás viva a emoção, o apertar da mão de um amigo, o abraço afetuoso de um irmão! O tocar faz bem a alma e acalma o coração.

De dentro do meu ser: Leti Ribeiro Julho/2009