Ética

O que é cidadania e o papel que o jornalista exerce nessa questão?

Cidadania abrange os direitos e deveres de uma sociedade. O jornalista, de acordo com sua ética, deveria dá suporte para a formação de opinião do cidadão, que por sua vez espera isso de um jornalista. O papel da cidadania começa quando cada indivíduo sabe quais são seus direitos e deveres.

Se não existe uma ética especifica, mas sim uma ética do cidadão por que se faz tão necessária a crianção de um código de ética profissional ?

Para cada profissão existe uma regra de conduta, todos temos direitos e deveres para que a sociedade como um topo possa funcionar. Nesse contexto cada individuo exerce uma tarefa especifica para cada trabalho. Se existe um código de ética a ser seguida pelos cidadãos, é necessário que existe também para cada uma linha de conduta de acordo com sua profissão, para que assim possa haver um controle e cada um não faça o que quer por si.

Um grupo que não possui regras de conduta agiria como seus impulsos, emoções e interesses pessoais, o que influenciaria no resultado de um trabalho ou no dia-a-dia deste grupo, de forma que uma determinada regra cada um faria a sua própria , e com suas escolhas e princípios.

Segundo Rousseau, o homem nasce puro a sociedade é que o corrompe. ( O problema está no contrato que a sociedade resolve fazer ( Há duas diferença: A política o contrato é ruim injustiça da propriedade motivo da desigualdade. O contrato verdadeiro valoriza a democracia.

A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 16/07/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5313211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.