O tempo para aprender a viver...

Às vezes é preciso parar em uma hora do dia e calar todo pensamento, para só ouvir o que o nada, o presente e o silêncio têm a dizer. São tantos os problemas que criamos por minuto, nas insatisfações, impaciências e julgamentos negativos. Tudo isso vai se acumulando até chegar o momento em que nossa mente se turva, e não é possível ver o sol, a luz que vem de cima.

Às vezes é preciso tirar todo um dia para refletir; freiar o tempo - cada vez mais veloz - e se dedicar, sem tempo, a o que dissipa toda e qualquer preocupação. Tirar um dia para que todos os dias vindouros sejam vividos com mais paz, em ritmo mais lento.

Às vezes precisamos de um ou mais mezes para solucionar um problema, eliminar um empecilho.

Às vezes, anos passam-se para se modificar um defeito, superar um sentimento, admitir uma idéia, aceitar uma verdade.

Às vezes, levamos uma vida inteira para compreender o sentido da própria vida que deixamos de viver.

E é nesse instante que pedimos para nascer de novo... para começar tudo outra vez...

Por isso, precisamos viver este segundo como se fosse decisivo, pois de fato ele é. E as horas, dias, meses e anos que necessitamos para transformar a nós mesmos, a vida e o mundo - tão pouco perante o tempo de sobra que temos - devem ser bem empregados.

Ou então, o tempo passa, e só passa...

Mar de Oliveira Campos
Enviado por Mar de Oliveira Campos em 20/06/2007
Reeditado em 20/06/2007
Código do texto: T534874