Redação Criativa: Introdução do tema

O início de um texto revela ao leitor o que será abordado, dissertado e comprovado nos parágrafos seguintes. O texto, caro aluno, passa a existir quando tomar a forma da letra e ideia no papel ou computador. Porém, muito antes do texto tomar corpo, é preciso que ele nasça na cabeça do autor; dessa forma, ponderar sobre o recorte temático revela a maturidade e habilidade de encadear e dispor as ideias em partes que farão sentido como um todo ao longo das linhas escritas.

Moleza? Nem pensar. Talvez seja por isso que passamos tanto tempo na frente da tela do computador ou do papel sem nada escrever.... pensando....pensando. Refletindo sobre isso, seguem algumas dicas sobre como apresentar um tema nos casos de introdução por Alusão Histórica ,Ilustração, Análise Social e Fato.

1) Alusão Histórica: A referência mais usada pelos alunos ao fazer uma introdução é a Revolução Industrial. Assim, caso queira usar esse tempo histórico, certifique-se dos fatos ocorridos na Europa dos anos 1800.Como esses fatos repercutiram nas Américas? (Brasil). Na dúvida, procure confirmações em livros de referência ou o google mais próximo. Os leitores agradecem.

2) Ilustração: Interessante maneira de principiar um texto. Pode se dar com a referência de um livro, filme, música, grandes mestres da pintura, entre outros. Lembre-se de evidenciar os “pontos de contato” entre a ilustração e o tema. Pode parecer bobagem, mas os leitores não confiarão em informações equivocadas e nomes com grafia errada.

3) Análise Social: Examinar um fato social pode ser uma ótima forma de escrever sobre um tema, caso haja prévio conhecimento do que se quer discutir. Busque conhecer artigos de opinião, filósofos e teorias que corroborem o que se quer afirmar. Leitura, é imprescindível.

4) Fato: Nas primeiras linhas, o aluno já dará o “tom” do texto ao contextualizar um fato. Analise e avalie o fato temático ao expor uma ideia.Vá direto ao assunto e seduza seu leitor.