"Por uma educação inclusiva com vez e voz para todos"

As escolas do século XXI devem romper de vez com o paradigma de exclusão social e para isso todos os agentes da educação devem agir segundo os princípios éticos democráticos, solidários, sustentáveis e inclusivos.

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, apresenta em uma de suas competências, a necessidade de utilizar conhecimentos tanto das linguagem verbal seja oral ou escrita , quanto da verbo-visual como Libras.

Dentre tantas necessidades especiais, vemos, por exemplo, a realidade dos estudantes com deficiência auditiva. Para estes estão garantidos pelos textos legais o direito de uma formação integral em conjunto com toda a classe estudantil. "Todos devem aprender e desenvolver suas habilidades juntos" , eis o que postulam as leis em suas teorias.

Entretanto, a realidade está longe de corresponder ao proposto. Pois, não basta apenas ter a legalidade e a garantia de vagas, urge sim que os professores sejam capacitados para efetivamente ensinar de forma a estabelecer uma autêntica acessibilidade e que as escolas tenham condições de atender a demanda.

É altamente desafiador e, de fato, necessário cumprir a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação quanto à universalização do acesso à educação para os estudantes com necessidades especiais. Mas, mais desafiador ainda é garantir a qualidade desta educação, uma vez que, dentre outras coisas, falta mão de obra qualificada para enfrentar este desafio.

É imprescindível que os educadores tenham formação em libras e que haja uma infraestrutura escolar com recursos tecnológicos e multifuncionais, a fim de que o aluno surdo, não seja mero espectador. Que ele tenha o direito de aprendizagem e socialização na prática educativa.

O que faz com que a inclusão seja uma realidade, apesar de tantos desafios, é a força da motivação para inovar o ensino-aprendizagem que os profissionais da educação, ao longo dos anos, têm obtido êxito magistralmente com dedicação e fortaleza.

Maria Madalena de Jesus Gomes
 


Desafiei-me a fazer o meu texto redacional para o tema da redação do Enem 2017 .
Eu, Professora Madalena de Jesus .
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 06/11/2017
Reeditado em 06/11/2017
Código do texto: T6163626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.