São Paulo do Mito Bandeirante ao Tucanistão.

São Paulo

Do Mito Bandeirante Ao Tucanistão.

"Eu sou a Lei, eu sou o Estado; o Estado sou eu" ,disse certa vez o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin. Não, não, não foi Geraldo Alckmin que disse isso, essa frase foi atribuída ao rei absolutista francês Luís XIV , no auge do seu poder. Claro que com o perdão do anacronismo, é muito fácil alguém que conheça o governador de São Paulo acreditar que ele realmente tenha dito tal frase ,até porque assim como o rei da França no século XVII , o governador do estado de São Paulo se mantém no poder aliado a uma classe média reacionária, preconceituosa e detentora de uma considerável parte das terras paulistas ,além de controlar uma imprensa e um judiciário vendido.Resta saber como o estado mais rico e moderno do país, ainda mantém ideais e idéias tão atrasadas ,e como o mito bandeirante, mesmo superado ainda hoje faz parte do cotidiano paulista.

Para responder questões ligadas ao atraso ideológico da maioria dos paulistas e como o PSDB se perpetua no poder a mais de vinte anos, temos que fazer um recorte histórico até o momento em que São Paulo começa a enriquecer devido às plantações de café no interior e como os paulistas começam a criar a história de São Paulo inventando o mito bandeirante, tão defendido até hoje. Os bandeirantes foram inventados ou melhor, foram romantizados porque, enquanto a história do Brasil era contada no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB) no Rio de Janeiro os bandeirantes nem eram citados.

Após a independência do Brasil, houve a necessidade de criar uma história para o país recém formado. Para tanto foi criado pelo imperador Dom Pedro II em 1840 um concurso de como se deve escrever a história do Brasil. O ganhador foi um alemão chamado Carl Friedrich Philip Von Martius e durante muito tempo sua monografia foi utilizada para contar a história do Brasil, porém sem bandeirantes, nem negros.

O fato dos bandeirantes não serem citados na história do Brasil tem um motivo bem peculiar, pois se tratava de bandidos, piratas do sertão, selvagens, homens que viviam do que roubavam , essa frase do Conselho Ultramarino dava a real característica dos bandeirantes que já eram chamados de paulistas ou sertanejos por conta das expedições que faziam para capturar índios,procurar riquezas como pedras e metais preciosos,além de atacar quilombos e recapturar escravos fugitivos.

As bandeiras eram expedições bancadas por senhores de engenho,comerciantes e outros negociantes interessados no trabalho escravo indígena, além de outras especiarias, chamadas de drogas do sertão. Essas bandeiras chamadas de entradas pelo governo brasileiro contava com um capitão mor, que era geralmente um português que detinha o poder de vida e de morte sobre todos os outros integrantes, além de 12 homens brancos, entre trezentos a quatrocentos mamelucos e cerca de dois mil indígenas escravos ou outro tipo de homem livre pobre. Os bandeirantes aprenderam a andar pelas matas e sobreviver de caça e pesca com os índios, além de dormirem em barracas feitas de folhas e andarem por trilhas que eram conhecidas e utilizadas pelos próprios índios durante muito tempo .

Os bandeirantes mais famosos que conhecemos são , Raposo Tavares, que andou por regiões diversas do Brasil e da América Latina, Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera), chamado de bruxo por ter posto fogo na cachaça e ter falado que era água, Domingo Jorge Velho que foi contratado pelo Conselho ultramarino para capturar o Quilombo dos Palmares . Jorge Velho inclusive teve muitas dificuldades para conversar com os portugueses, porque praticamente só falava a língua geral,que era o Tupi .Fernão Dias Pais Leme era conhecido como o caçador de esmeraldas . Após descobrir uma jazida de pedras verdes acreditando ser esmeraldas morreu de febre sem saber que na verdade tinha encontrado turmalinas, que são pedras de menor valor. Talvez o mais conhecido bandeirantes em são Paulo seja Manuel de Borba Gato, virou nome de bairro no município do estado e ganhou uma imensa estátua de ladrilhos que não passa despercebido por ninguém que visita o bairro. Chamado de ´´monstrumento´´ por uns, a grande estátua representa a grandeza com a qual os paulistas se cobriram para se diferenciar do resto do país numa soberba digna dos nobres europeus. O fato verídico que se tem registro é que Borba Gato fugiu para as matas onde hoje fica a cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, lá ficou por quinze anos escondido por ter matado um fidalgo português, e só obteve o perdão real após descobrir uma grande quantidade de ouro que prometeu entregar a coroa em troca do perdão. Tendo sido perdoado foi nomeado Capitão General do Mato e incorporou cargo público na administração real. No tempo em que ficou foragido viveu de explorar terras e roubar comitivas que passavam perto do seu esconderijo. Uma estátua gigantesca para Borba Gato talvez seja um castigo mais apropriado para um homem ficou escondido por tanto tempo.

Após conhecermos um pouco da história dos bandeirantes não dá pra imaginar como a idéia de transformar bandidos , como eram conhecidos em grandes heróis desbravadores do Brasil. O que esses mitos representam até hoje é a idéia de que o estado de são Paulo é a locomotiva do Brasil, e essa idéia é defendida até hoje por diversas pessoas de várias classes sociais, mesmo tendo sido rechaçada por diversos estudiosos do assunto.

Isto posto, nas comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954, diversas representações foram criadas para enaltecer a cidade , nessa época surgiram o famoso parque do Ibirapuera e seu monumento ainda mais famoso, que é o monumento às Bandeira de Victor Brecheret. O interessante dessa obra não é só a grandiosidade da construção e sim o fato de ser uma obra criada por um italiano e paga pelos Quatrocentões Paulistas, que se orgulhavam de ser descendentes dos grandes Barões do Café paulistas e que por sua vez eram descendentes do próprios Bandeirantes e dos primeiros colonizadores. O termo quatrocentão foi usado durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, onde a elite paulista criou todo esse fabulário em torno dos bandeirantes. Tudo isso foi criado para dar um sentido de superioridade às grandes famílias paulistas a fim de criarem toda uma reafirmação do egocentrismo que marca os ricos do estado.

A partir de então começamos a entender porque de toda a idéia reacionária que se enraizou em São Paulo, principalmente no interior do estado, onde as palavras Reforma Agrária se torna quase um insulto ao ser proferida perto de proprietários de terras, mesmo os que têm alguns alqueires já se sentem desconfortáveis com essas palavras. A questão agrária no Brasil em geral ainda é muito conflituosa e é quase um tabu tratar do assunto. Existem vários fatores para isso é um deles está cravado na política desde tempos remotos que são os próprios proprietários de terras que assumiram as mais diversas camadas do poder político. A bancada ruralista como são chamados cresce de forma surpreendente tendo hoje 2017 mais de duzentos membros no congresso Nacional.

Com esse cenário são Paulo é comandada a anos por partidos conservadores reacionários e elitistas, tendo o que é de mais atrasado na política Nacional. Como um verme esses partidos se apoderaram do estado mais rico do país e o transformaram em um grande zumbi capitalista, que subjuga o trabalhador assalariado mantendo as camadas inferiores longe do poder, criando uma barreira econômica invisível e intransponível. Esse é o terreno ideal para que os ditadores tomem o poder e o ditador paulista da vez se chama Geraldo Alckmin.

Geraldo Alckmin está no governo do estado a muito tempo, desde 1°de Janeiro de 1995 quando era o vice governador de Mário Covas, tendo assumido o trono, digo o cargo em 2001 com a morte do titular. Foi eleito no ano seguinte e deixou o cargo para concorrer à presidência em 2004 onde foi massacrado no 2° turno na eleição do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Voltou ao cargo de governador anos depois, onde se mantém até os dias atuais sendo o administrador com o maior tempo no mandato do governo estadual, sendo que são mais de vinte anos de governadores do próprio PSDB, conhecidos também como tucanos que é o mascote do partido.

Nesse ínterim o governador agiu de forma arbitrária para perpetuar seu governo no estado, travou verdadeiras guerras santas contra movimentos sociais,partidos de esquerda e do centro. Aliou-se ao que tem de pior e atrasado criando diversos atritos durante seu reinado, digo governo. Transformou o metrô e os trens em grandes cartéis de arrecadação de fundos partidários, enfraqueceu o sindicato dos professores de São Paulo, aliás aprendeu com seu grande mestre o governador Mário Covas, que em 2001 promovem um grande massacre aos professores da rede estadual de ensino, que faziam greves contra algumas reformas feitas por ele, reformas essas que impactaram e afetam a educação pública paulista até hoje. Geraldo Alckmin aprendeu bem a lição, usa a força policial do Estado São Paulo para reprimir de forma violenta qualquer manifestação que ouse questionar seus mandos .Além do supracitado fato de subornar a grande mídia para manter sua imagem de bom gestor. Com o sucateamento da educação tenta de todas as formas criar reformas que enfraqueça seus piores inimigos: Os professores. Nem todos na verdade, visto que alguns aceitam e até veneram os atos do tucano.

A própria força policial de São Paulo se tornou algo vergonhoso que ao invés de servir e proteger o cidadão, serve para legitimar os interesses dos ricos. Nas regiões mais afastadas, a polícia militar só serve para desapropriar terrenos ocupados por movimentos pró moradia e matar pobre. Outra função atribuída à corporação policial é manter seguro o muro invisível que separa os pobres dos ricos.

Outra guerra santa travada pelo governador é contra as ciências em geral, o governador nega investimentos para pesquisas universitárias ,alegando falta de verba por conta da crise, a crise aliás é comumente usada pelo governador para não liberar investimentos em pesquisas.

O fato é que o Santo, como ficou conhecido na lista dos políticos corruptos da Odebrecht, poderia ser uma unanimidade em todo o Brasil ,poderia ser o presidente da República, poderia ser o político tão querido quanto,Lula ou Vargas(exagero? Talvez). O homem que governa a maior potência nacional, a locomotiva do Brasil e o maior estado da América Latina, poderia ser tudo isso, mas não é. E tudo isso por um motivo bem babaca, como diria o grande professor André Oliva. O motivo é o restante do país que não concorda com toda esse autoritarismo que o governador aplica em São Paulo. Não é segredo pra ninguém que o PSDB é o partido mais corrupto do Brasil, o partido que comprou a grande mídia o partido que criou laços de sangue com os empresários e ruralistas, criando um clima de terror silencioso, quando se fala em posse de terra e bens duráveis. Esse partido que achou em São Paulo um grande antro de atraso ideológico para botar os ovos da ignorância e soberba, onde quem sofre é o pobre indefeso. Indefeso porque não tem formação, tem sua cultura reprimida e transformada em algo danoso, tem que trabalhar em empregos terríveis que não os dá tempo de pensar e os pobres de espírito, esses são o pior tipo de pobre, porque não sabem que são pobres e quando descobrem não se aceitam e ficam criticando programas assistenciais.

Assim Geraldo Alckmin criou o Tucanistão ,termo criado pelo filósofo Wladmir Safatle para denominar o Reino Tucano, o reduto do atraso ideológico o lugar onde se criam cobras que são comidas por suas crias . Está tudo nos jornais (Os que não se renderam e não se venderam), as pessoas sabem o que acontece com suas vidas, as que se indignam,buscando melhorar a si mesmos e tentam fazer algo, porque os que pegam trem e metrô lotado todos os dias e ainda seguem o Santo Alckmin às vezes são apenas vítimas desse ditador que rege o estado com mão de ferro. Os bandeirantes foram inventados e superados porém estão aí para lembrar que São Paulo é a terra dos gigantes, onde os pequenos devem ser submetidos e colocados em seus devidos lugares.

O que nos resta é a esperança.

Nota: Sei que o governador foi eleito de forma democrática seguindo a lei eleitoral e todos os trâmites necessário.No entanto, o objetivo desse texto é mostrar como os ideais iluministas ainda estão presente em nosso cotidiano.

.

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 25/11/2017
Código do texto: T6182242
Classificação de conteúdo: seguro