Transparência e acesso à informação: cidadania em ação

O acesso à informação é uma das maneiras de a sociedade realizar o controle de políticas públicas, prevalecendo o interesse coletivo. Onde não há transparência, não há confiança. Nesse contexto, cada vez mais o acesso à informação pública tem sido reconhecido como um direito em várias partes do mundo, um bem comum.

Existe uma tendência a excluir a relação direta entre política e cidadania, como se fossem termos divergentes; mas, na verdade, estão estreitamente atrelados. Ambos se referem à condição de um indivíduo em sociedade, sob uma organização: usufruindo direitos e desempenhando deveres, cumprindo seu papel de cidadão. Todavia, alguns direitos ainda não foram conquistados por completo.

Deve haver divulgação de informações de interesse popular independentemente de solicitações; porém apresentar os dados públicos não é o suficiente. É preciso um acompanhamento mais amplo e eficaz, com a população participando ativamente da vida política, do governo de seu povo. Uma gestão pública translúcida, que abra caminho para a sociedade fiscalizar, colaborar e contribuir de forma contínua nas ações de seus governantes.

Iniciativa popular e mobilização são muito importantes para que haja uma política limpa e transluzente. Torna-se relevante a compatibilização de princípios éticos. "Participar" é a palavra chave – é imprescindível para garantir o bom uso dos recursos públicos. Faz-se necessário que todos nós nos conscientizemos do valor da participação, para que os corruptos não permaneçam no poder.

A transparência é o melhor antídoto contra a corrupção; pois onde há clareza e limpidez, há responsabilidade. Assim exercemos a nossa cidadania: ajudando a edificar uma nação melhor, fortalecendo a democracia e emanando justiça.

Antonio Carlos Valentini
Enviado por Antonio Carlos Valentini em 10/12/2017
Reeditado em 04/11/2019
Código do texto: T6195524
Classificação de conteúdo: seguro