O DRAMA DA DEMARCAÇÃO DE TERRAS EM GUAÍRA E O ETNONACIONALISMO

A demarcação de terras indígenas no Brasil segue uma cartilha que atende a interesses internacionais de formação de um poder global com eixo anglo-americano para submeter o mundo aos ditames de uma nova ordem mundial.

Nesse novo arranjo político se acomoda o conceito de etnonacionalismo, o qual ressalta a divisão de terras com estatutos de autonomia em vastos territórios às nações indígenas segundo as suas concepções etno-religiosas e redução da área de países tamanho "Golias", como Brasil, China, Índia e Rússia.

Deixam de referir, no entanto, porque conveniente, que os próprios indígenas são mestiços, com diferenças culturais, línguas, costumes e religiões diversas.

Nesse passo vemos absurdos cometidos contra a pátria brasileira com a demarcação de imensas regiões produtivas, como ocorreu com o caso emblemático dos índios avá-canoeiros de Goiás que, a partir da construção da usina hidrelétrica de Serra da Mesa, recebeu da Furnas Centrais Elétricas o valor de R$ 6,9 milhões de reais, como indenização pelo alagamento de 8% de suas terras. DETALHE: a comunidade é formada por apenas sete pessoas, que continuam vivendo em situação de pobreza e o dinheiro é administrado por sua tutora legal a FUNAI.

Portanto, o caso que mobilizou a população de Guaíra é apenas mais um capítulo triste dessa história, de um país que continua deitado eternamente em berço esplêndido; berço esse, um pouco menor a cada dia.

Kleber Versares
Enviado por Kleber Versares em 12/12/2017
Reeditado em 12/12/2017
Código do texto: T6196902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.