Por que consumimos tanto?

O consumo faz parte da historia do ser humano, gerar rejeitos também. Desde os tempos primórdios, mesmo antes de se existir o capitalismo, o homem já gerava lixo e lançava ao meio ambiente.

Porém, depois da socialização dos homens e das cidades e através do saneamento básico, o gerenciamento do lixo passou a ser responsabilidade de todos.

O governo deve gerar meios para que a sociedade possa descartar o seu lixo de forma consciente realizando campanhas, reeducando a população e criando leis para combater os que ainda insistem em contaminar a natureza.

A sociedade deve estar consciente dos problemas que são gerados pelo descarte incorreto do seu lixo, seja ele, rejeito (que são lixo que não podem mais ser reciclado ou reutilizado) ou resíduos (que são lixo que podem ser reutilizados através de reciclagem).

As empresas devem praticar uma gestão voltada para a proteção do meio ambiente, eliminando desperdícios, tendo responsabilidade ecológica para evitar problemas como o da Samarco e produzir produtos que são de fácil degradação ou reciclagem.