O Poder da leitura

O poder da leitura

Já é sabido de muitos que a leitura tem o poder de mudar vidas transformando pessoas rudes em pessoas amáveis. Há relatos que pelo ato da leitura foi salva comunidades inteiras da morte. “Eles tiveram que forjar para si uma arte de viver em tempos de catástrofe para nascer uma segunda vez e em seguida lutar, com o rosto descoberto, contra o instinto de morte que está ativo em nossa história”. (Albert Camus) A ideia de a leitura ser transformadora já vem de muito tempo: “O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não tendo existido jamais uma dor que uma hora de leitura não afastasse de mim”. (Montesquieu) Este texto de Dezembro de 1957 nos dá uma luz do significado da leitura na vida humana.

A razão pela qual nos dias de hoje vivemos ainda em pleno século XXI um grande índice de ignorância religiosa, política, econômica etc., é justamente por falta da leitura assídua dos adolescentes de nosso país. Em outra situação observamos que há por parte das autoridades do povo certo esquecimento com as comunidades mais carentes no que diz respeito às políticas públicas. Não encontramos com facilidades locais que proporcionem uma leitura confortável a estes adolescentes em suas comunidades como, por exemplo, bibliotecas, centros culturais, círculos de leituras etc. É sumamente importante a leitura na vida de todas as pessoas para um desenvolvimento social, econômico e político de um povo de um país. Um país que trilha o caminho de um desenvolvimento consciente necessariamente conduz os seus adolescentes a uma leitura de tudo que lhe cerca em sua realidade.

Certamente haverá discriminação, desrespeito, racismo com pessoas pobres, negras, excluídas do mundo daqueles que se dizem saber mais e são jogados na marginalidade da vida. O caminho de volta à vida seria com leitura de textos, imagens, paisagens naturais, nascimento das plantas e seu desenvolvimento. Leitura de seu mundo no qual vive e cria seus filhos. A leitura sem duvida é a grande porta para uma civilização consciente e desenvolvida para um país que insere a ideia de desenvolvimento em seus povos. Fazer uma leitura de um texto ou daquilo que você vê em sua frente, uma leitura consciente, crítica e sábia significa que você está deixando de ser ignorante, pois o saber, a gente conquista com luta, disciplina, insistência e alto estima.

Alan Lane

São Paulo, Fevereiro de 2014.

Alan Lane
Enviado por Alan Lane em 18/01/2018
Código do texto: T6229830
Classificação de conteúdo: seguro