Como fazer um bom resumo de um texto 28 de Setembro de 2017

Tecnicas-Basicas-de-Redacao-Branca-Granatic.pdf (76020 KB)

http://docs10.minhateca.com.br/157134153,BR,0,0,Tecnicas-Basicas-de-Redacao-Branca-Granatic.pdf

_______________________________

"Para fazer um resumo eficaz o primeiro passo é:

Ler a obra original na integra

Deverá dedicar algum tempo a esta tarefa para que o consiga fazer com calma e assimilar melhor o assunto. Caso surja alguma dúvida durante a leitura deverá esclarecê-la o quanto antes para garantir que percebe bem o texto e só depois deverá continuar a ler.

Reler a obra

Ao fazer uma segunda leitura, aproveitando para destacar os dados que considerar mais importantes, vai assegurar uma melhor compreensão da obra. Lembre-se que cada parágrafo contém uma palavra-chave e cada capítulo um parágrafo imprescindível.

Começar a escrever uma composição diferente do texto base, numa folha em branco, recorrendo ao seu próprio vocabulário mas registando as ideias principais.

Reler a versão final do seu resumo, assegurando-se que está compreensível e que qualquer pessoa que o leia vai ficar a conhecer a obra original.

Um bom resumo deve corresponder, no máximo, a 30% do original. Ou seja: caso o texto-base tenha 100 páginas, o resumo não deverá nunca superar as 30 páginas. Se conseguir fazê-lo num número muito abaixo e ainda assim conseguir manter a coerência, tanto melhor. Uma vez mais, aqui a regra passa por se assegurar que quem não leu o texto-base consegue entender perfeitamente o seu resumo.

Um bom resumo deve ainda conseguir responder a todas estas perguntas:

Qual é o tema principal do texto original?

Quais são os temas secundários?

Há alguma relação entre os temas principais e secundários? Se sim, quais?

Onde e como se desenvolve o tema ou a ação?

Qual é a conclusão do tema ou da ação?"

http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2017/09/28/1155785/fazer-bom-resumo-texto.html
Enviado por J B Pereira em 01/02/2018
Reeditado em 02/02/2018
Código do texto: T6242521
Classificação de conteúdo: seguro