Armamento

O medo da morte, de ter seus bens roubados, de estar à mêrce do crime e impotente perante o outro, constituem uma angústia humana, e numa euforia para se livrar disto; o instinto faz com que o cidadão faça de tudo por sua segurança, até almejar soluções irreais, que é o caso do porte de armas para todos.

É de extrema ignorância dizer que segurança se baseia apenas na capacidade de se defender de ameaças e não na falta delas. Este pensamento não cabe em outras épocas da história, como em relação a impérios conquistadores, mas, com o problema da criminalidade que se enfrenta, é totalmente cabível, principalmente se pensar que são todos indivíduos de uma mesma sociedade, porém com realidades diferentes.

Legalizar armas para os cidadãos de bem se defenderem do crime terá um bom desfecho em raros casos. A perícia para se usar uma arma corretamente exige treino e mesmo assim, até um policial treinado pode errar. Em troca de alguns assaltos malsucedido, os bandidos se tornariam mais violentos e precavidos pensando na possibilidade da vítima estar armada.

Bater a mão na mesa e urrar para amigos e familiares que "precisa de uma arma para se defender e matar esses vagabundos" é apenas para demonstrar coragem, na realidade estas armas seriam usadas fora de hora. Uma arma é algo ainda mais perigosa que um carro. O numero de acidentes com armas por estar embriagado seria algo relevante, assim cimo o número de suicídios bem sucedidos, brigas familiares terminando em tragédia e casos de adultério tornando-se contos de Nelson Rodrigues.

Liberar o porte de armas, salvaria na maioria das vezes, bens materiais, e ao mesmo tempo aumentaria imensamente os números de balas perdidas e diversos outros acidentes relacionados. O problema do crime se consiste em outra instância, que não é a falta de proteção.