Holocausto na Síria

HOLOCAUSTO NA SÍRIA
Miguel Carqueija


A TV Canção Nova em seu noticiário de hoje mostrou uma reportagem sobre a Síria, o país do Oriente Médio que vem há sete anos atravessando um verdadeiro martírio, uma guerra civil devastadora onde se confrontam o governo de um ditador (Bashar al-Assad) , um grupo rebelde e ainda o Estado Islâmico.
Mais uma vez — não a primeira vez, nem a centésima — foram mostradas as terríveis imagens de ruas e casas destruídas, ruínas e mais ruínas causadas pelos bombardeios. No meio de tudo isso centenas, milhares de pessoas feridas, mortas, desalojadas. Crianças vitimadas em quantidade. Pessoas que fogem para outras regiões ou outros países.
O Papa Francisco vem chamando a atenção para esse monstruoso conflito que está destruindo a Síria, mas não vemos na mídia em geral grande comoção com o assunto. E constatamos mais uma vez a ineficácia da ONU.
Hoje a Canção Nova mostrou pronunciamentos de Frei Ibrahim Alsabach e Frei Bahjat Benvenuto, que se encontram lá, cuidando de paróquias católicas, tentando dar um alento à sofrida população com a mensagem cristã.
“Nossa história na Síria não terminou”, observa Frei Alsabach.
Peçamos a Deus um alívio nessa mosntruosidade de guerra civil. Os sírios são nossos irmãos; não podemos ficar indiferentes.

Rio de Janeiro, 5 de março de 2018.


imagem google