empréstimo consignado

INSS MUDA A REGRA PARA LIBERAÇÃO DE CONSIGNADO VIA CARTÃO DE CRÉDITO PARA APOSENTADOS.

No mês de dezembro do ano anterior, neste mesmo espaço de informação, com o texto "Moço, vocês têm empréstimo para aposentado?", alertei quanto ao "oba-oba" e a exploração, por parte dos bancos, da boa fé e hipossuficiência dos aposentados, notadamente àqueles de menor renda e acesso à informação.

Pois bem, enfim o INSS, premido por liminar concedida em uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União, alterou regras para a liberação dos empréstimos consignados, mostrando, por fim, um perfil mais protetivo e assumindo a responsabilidade que tem como gestor de todo o sistema de consignação em folha.

A alteração das regras, em nada obsta o crédito dos aposentados, tampouco inibe essa forma de empréstimo que é interessante para os bancos, pois não há possibilidade de inadimplência e também para os aposentados, pois não exige outras garantias.

As alterações impõem à sua aprovação que o banco contratado comprove que cumpriu formalmente com as informações relevantes do valor contratado, forma de pagamento, taxa de juros e custo efetivo total do empréstimo, informações que vêm ao encontros dos alertas que destacamos na época de publicação do texto acima mencionado.

De minha parte, me sinto feliz, por colaborar na prestação de informações e alertas a essa camada da população que gozam de merecida aposentadoria, mas que não merecem o descaso do INSS e que estão cansadas de sofrer a má-fé de instituições bancárias que ferem frontalmente o CDC e agridem o Estatuto do Idoso.

Kleber Versares
Enviado por Kleber Versares em 06/03/2018
Código do texto: T6272345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.