"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" novas descobertas da ciência-médica por GÉSNER LAS CASAS = A ÁGUA DETEM O PRINCÍPIO DA VIDA =

“MÉDICOS ENCONTRAM NOVO ÓRGÃO NO CORPO HUMANO POR ACIDENTE”

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" novas descobertas da ciência-médica por GÉSNER LAS CASAS

= A ÁGUA DETÊM O PRINCÍPIO DA VIDA =

“MÉDICOS ENCONTRAM NOVO ÓRGÃO NO CORPO HUMANO POR ACIDENTE” = YAHOO CIÊNCIA = YAHOO CIÊNCIA E FINANÇAS -Quinta-feira, 29 de Março de 2016 - {NOSSO TUBO DIGESTIVO DISTRIBUIDOR DO FLUIDO INTERSTICIAL PODE AJUDAR A DIGERIR ATÉ GRANITO. MAS, SEM ÁGUA MORRE} <PESQUISADORES DA DIVISÃO DE DOENÇAS DIGESTIVAS DO MOUNT SINAI MEDICAL CENTER, EM NOVA YORK, NOS ESTADOS UNIDOS, ENCONTRARAM UM NOVO ÓRGÃO DO CORPO HUMANO. A DESCOBERTA SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE ELES UTILIZARAM UM NOVO EQUIPAMENTO, UMA NOVA VERSÃO DO ENDOSCÓPIO, MANGUEIRA COM UMA CÂMERA N A PONTA QUE PERMITE ANALISAR O SISTEMA DIGESTIVO. O INSTRUMENTO, SEGUNDO OS MÉDICOS, É DIFERENTE PORQUE PERMITE ANALISAR AS ESTRUTURAS E TECIDOS HUMANOS EM NÍVEL INTRACELULAR. COM ELE, ELES CONSEGUIRAM ANALISAR UM CANAL BILIAR E CONSEGUIRAM PERCEBER UMA ESTRUTURA COM CAVIDADES QUE NUNCA HAVIAM SIDO ANALISADAS. NOVO ÓRGÃO?: AO OBSERVAR MELHOR AS ESTRUTURAS DO ‘TUBO DIGESTIVO DISTRIBUIDOR DO FLUIDO INTERSTICIAL’, OS CIENTISTAS PERCEBERAM QUE HAVIA UM ERRO NA FORMA COMO ATÉ ENTÃO ERA FEITA A ANÁLISE DO CORPO. SEM A TECNOLOGIA PARA ANALISAR UM TECIDO VIVO, OS PESQUISADORES COSTUMAVAM OBSERVAR O TECIDO REMOVIDO, E EM GRANDE PARTE DAS VEZES DESIDRATADO. O PROCESSO DE RETIRADA DRENAVA O LÍQUIDO E FAZIA COM QUE AS CAVIDADES DESAPARECESSEM. “MUITAS VEZES VÍAMOS PEQUENAS ‘RACHADURAS’ NA AMOSTRA. EU FUI ENSINADO E, POR SUA VEZ, ENSINEI A MUITOS DOS MEUS ALUNOS QUE ESSAS RACHADURAS ERAM DEVIDO AO PROCESSAMENTO DA AMOSTRA. NÓS TÍNHAMOS PUXADO O TECIDO COM MUITA FORÇA E AS SEPARAÇÕES HAVIAM SE FORMADO. ERAM OS REMANESCENTES DOS ESPAÇOS EM COLAPSO. ELES ESTAVAM LÁ O TEMPO TODO. MAS FOI SÓ QUANDO PUDEMOS VER TECIDOS VIVOS QUE NOS DEMOS CONTA DISSO”, EXPLICA NEIL THEISE, PROFESSOR EM PATOLOGIA E UM DOS RESPONSÁVEIS PELA PESQUISA. PARA ELE, A DEFINIÇÃO DE ÓRGÃO É IMPRECISA, MAS “GERALMENTE IMPLICA QUE EXISTE UMA UNIDADE E SINGULARIDADE DE ESTRUTURA OU DE FUNÇÃO”, DETALHA. “ESSE ESPAÇO TEM PROPRIEDADES E ESTRUTURAS ÚNICAS, QUE NÃO SÃO VISTAS EM OUTROS LUGARES, E FUNÇÕES ALTAMENTE ESPECÍFICAS E DEPENDENTES DAS ESTRUTURAS EXCLUSIVAS E DOS TIPOS DE CÉLULAS QUE O FORMAM”, PONTUA. NOVAS DESCOBERTAS: CONHECIDO COMO FLUIDO INTERSTICIAL, ELE COMPÕE 20% DO LÍQUIDO DO CORPO. “ESSA CAMADA CIRCUNDA AS PARTES DO CORPO QUE SE MOVE, COMO A PELE OU O PULMÃO. NÓS NUNCA NOS PERGUNTAMOS COMO UMA DENSA CAMADA DE TECIDO CONJUNTIVO SOBREVIVE A TANTO ESTRESSE SEM SE ROMPER? AGORA NÓS SABEMOS: NÃO SÃO TECIDOS CONECTIVOS DENSOS, ELES SÃO DISTENSÍVEIS E COMPRESSÍVEIS ESPAÇOS CHEIOS DE FLUIDO”, EXPLICA O PROFESSOR. SEGUNDO ELE, ISSO PODE AJUDAR A EXPLICAR COMO O CÂNCER SE ESPALHA PELO CORPO.>NOSSA OPINIÃO: "COM CERTEZA, ESTAS E OUTRAS DESCOBERTAS FUTURAS, IRÃO ILUSTRAR OS COMPÊNDIOS MÉDICOS ESCOLARES, PARA EXPLICAR A VIDA COMPLICADA EM SUA ESSÊNCIA CRIATIVA E SUA MANUTENÇÃO EM AMBIENTE OSTIL COMO TEM SIDO O NOSSO PLANETA TERRA DESDE O SURGIMENTO DA ESPÉCIE HUMANA COMO HOMO SAPIENS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 29/03/2018

Código do texto: T6294292

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 29/03/2018
Reeditado em 29/03/2018
Código do texto: T6294292
Classificação de conteúdo: seguro