China Mièville e o PT


China Mièville é um famoso romancista britânico especializado em ficção científica. É marxista, comunista. Em 16 de julho de 2016 Reinaldo José Lopes publicou uma entrevista com ele na Folha de São Paulo, a propósito do lançamento no Brasil do romance Estação perdido", que trata dos problemas trabalhistas com homens-sapos estivadores, naturalmente de algum outro mundo. Não li esse livro mas sua mensagem deve ser de fundo marxista. Este autor, portanto, tem uma posição política de todo diferente da minha.
Por isso mesmo é interessante mencionar o que ele disse na entrevista, a propósito da situação no Brasil. Mièville ajudou a fundar o partido Left Unity, de esquerda, e foi candidato ao Parlamento, sem êxito. Ao tratar do Brasil ele já adianta sua posição de repúdio ao que ele chama de "direita": "É particularmente nojento e perturbador ver grupos direitistas que estão implicados em casos de corrupção até o pescoço posarem de salvadores." Mas acrescenta: "Isso não significa fingir que não existem problemas na esquerda - o PT claramente precisa colocar a casa em ordem e ser punido pelos seus erros, mas isso tem de acontecer num contexto de respeito ao processo democrático. O precedente que está sendo criado é muito perigoso".
Ele fala claramente como esquerdista, mesmo assim afirma que o PT precisa "ser punido pelos seus erros" (leia-se crimes). Ora, se até um célebre escritor comunista reconhece que o PT deve ser punido, quem sou eu para dizer que não?

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2018.