"NOSSA LUTA SERÁ CONTRA INIMIGOS INVISÍVEIS"por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"PELA PROMISCUIDADE E TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ADEQUADAS, SEMPRE ESTAREMOS EXPOSTOS AOS CONTÁGIOS DE ESPÉCIES VARIADAS DE VÍRUS E BACTÉRIAS NOVAS E MODIFICADAS EM CONTATOS OCASIONAIS AQUI E ACOLÁ" “OMS ALERTA PARA A POSSÍVEL PRÓXIMA EPIDEMIA GLOBAL MORTAL: A “DOENÇA X” = PUBLICADO POR NATASHA ROMANZOTI, EM UMA SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2018. <A “DOENÇA X” É TÃO MORTAL E MISTERIOSA QUE NÃO SABEMOS NADA SOBRE ELA, EXCETO QUE PODE SER A PRÓXIMA EPIDEMIA GLOBAL MORTAL. DE ACORDO COM ESPECIALISTAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OMS, O CÓDIGO “DOENÇA X” INDICA UM PATÓGENO QUE NÃO FOI SEQUER DESCOBERTO AINDA, MAS CUJA AMEAÇA IMINENTE E INEVITABILIDADE LHE GARANTE UM LUGAR NA LISTA DAS “DOENÇAS MAIS PERIGOSAS” DO MUNDO. DEZ BIZARRAS EPIDEMIAS MISTERIOSAS: “A HISTÓRIA NOS DIZ QUE É PROVÁVEL QUE O PRÓXIMO GRANDE SURTO SEJA DE ALGO QUE NÃO VIMOS ANTES”, DISSE O EXECUTIVO-CHEFE DO CONSELHO CIENTÍFICO DE PESQUISA DA NORUEGA E, CONSELHEIRO DA OMS JOHN-ARNE ROTTINGEN, AO PORTAL THE TELEGRAPH. COMO UMA DOENÇA QUE NEM EXISTE PODE SER CONSIDERADA UMA SÉRIA AMEAÇA PARA A SAÚDE PÚBLICA? A MELHOR MANEIRA DE PENSAR SOBRE ISSO É QUE A “DOENÇA X” É UM RISCO CONTAGIOSO QUE AINDA NÃO DESCOBRIMOS, MAS QUE É PRATICAMENTE CERTO. POR CONTA DISSO, PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS PARA ELA, E A OMS DECIDIU INCLUÍ-LA NO SEU PLANO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA DOENÇAS PRIORITÁRIAS. ESSE PLANO COMPREENDE UM CATÁLOGO DE POSSÍVEIS EPIDEMIAS FUTURAS PARA AS QUAIS NÃO POSSUÍMOS SUFICIENTES CONTRA MEDIDAS. O LANÇADO INICIALMENTE EM 2015 E, REVISADO ANUALMENTE, A OMS PEDE QUE CIENTISTAS CONCENTREM SEUS ESFORÇOS NOS PRINCIPAIS AGENTES PATOGÊNICOS SUSCEPTÍVEIS DE CAUSAR SURTOS GRAVES NO FUTURO PRÓXIMO, PARA OS QUAIS EXISTEM POUCAS MEDIDAS MÉDICAS, OU NENHUMA. EPIDEMIA DE ALZHEIMER, ESTAMOS PREPARADOS? A LISTA: A REVISÃO MAIS RECENTE OCORREU EM FEVEREIRO, COM ESPECIALISTAS CONCORDANDO QUE AS SEGUINTES DOENÇAS SÃO AS QUE MAIS EXIGEM A ATENÇÃO DOS PESQUISADORES: FEBRE HEMORRÁGICA DA CRIMEIA-CONGO; DOENÇA POR VÍRUS EBOLA; FEBRE HEMORRÁGICA DE MARBURG; FEBRE DE LASSA; SÍNDROME RESPIRATÓRIA POR CORONAVÍRUS DO ORIENTE MÉDIO; SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE; DOENÇAS POR VÍRUS DE HENDRA, HEV, E VÍRUS DE NIPAH, NIV; FEBRE DE VALE DO RIFT; E DOENÇAS POR VÍRUS ZIKA. OMS: EPIDEMIA DE EBOLA É PROVAVELMENTE MUITO PIOR DO QUE PENSAMOS; ESTE ANO, PELA PRIMEIRA VEZ, A OMS ADICIONOU A “DOENÇA X” À LISTA, EM UM RECONHECIMENTO DO FATO DE QUE É ALTAMENTE PROVÁVEL QUE OUTRO PATÓGENO QUE AINDA NÃO CONHECEMOS SE JUNTE À ESSA LISTA E SE TORNE EXTREMAMENTE PERIGOSO. AO AUMENTAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ESSA PROBABILIDADE, PODEMOS IMPULSIONAR OS ESFORÇOS DE PESQUISA PARA COMBATER AMEAÇAS DESCONHECIDAS IMINENTES. O OBJETIVO, SEGUNDO ROTTINGEN, É GARANTIR QUE NOS PLANEJEMOS DE FORMA FLEXÍVEL EM TERMOS DE VACINAS E TESTES DE DIAGNÓSTICO, QUE FUNCIONARÃO PARA QUALQUER UM OU UM GRANDE NÚMERO DE DOENÇAS, SISTEMAS QUE NOS PERMITIRÃO CRIAR CONTRA MEDIDAS DE MANEIRA MAIS RÁPIDA. DE ONDE A “DOENÇA X” PODERIA VIR? NINGUÉM SABE COM CERTEZA ONDE ESSA DOENÇA PODERIA APARECER. MAS, HÁ UMA GRANDE QUANTIDADE DE FONTES POSSÍVEIS, INCLUINDO VÍRUS EXISTENTES QUE ADQUIREM NOVAS VIRULÊNCIAS E SINTOMAS, COMO O ZIKA, ATÉ VÍRUS MANIPULADOS QUE ESCAPAM DE LABORATÓRIOS OU SÃO USADOS COMO ARMAS BIOLÓGICAS E, INFECÇÕES TRANSFERIDAS DE ANIMAIS PARA SERES HUMANOS. VOCÊ VAI SE IMPRESSIONAR COM O TEMPO REAL QUE DURARÍAMOS EM UMA EPIDEMIA ZUMBI. ROTTINGEN ACREDITA QUE ESTE ÚLTIMO SEJA O CENÁRIO MAIS PROVÁVEL. “À MEDIDA QUE O ECOSSISTEMA E, OS HABITATS HUMANOS MUDAM, HÁ SEMPRE O RISCO DE DOENÇAS BROTAREM EM ANIMAIS E EMIGRAREM PARA HUMANOS. É UM PROCESSO NATURAL E É VITAL QUE ESTEJAMOS CONSCIENTES E PREPARADOS”, AFIRMOU O CIENTISTA-ESTUDIOSO.>NOSSA OPINIÃO: AS BOAS MANEIRAS COM EDUCAÇÃO E, CULTURA ADEQUADAS, PODEREMOS EVITAR E DESCARTAR CONTÁGIOS MORTAIS E DESAGRADÁVEIS VÍRUS CAUSADORES DE DOENÇAS MORTAIS E, DESTRUIDORES DA VIDA HUMANA. ESTES SERES INVISÍVEIS A OLHO NÚ, DE INÍCIO NOS CAUSAM DESCONFORTO, LIMITAÇÕES FÍSICAS E MENTAIS, NOS ENCAMINHANDO PARA A MORTE DO TECIDO VIVO MANTENEDOR DA VIDA HUMANA NA TERRA.

LAVE BEM AS MÃOS, NÃO COMA ALIMENTOS ESTRAGADOS, EVITANDO CONTATOS E HÁBITOS PROMÍSCUOS E NOJENTOS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 05/04/2018
Código do texto: T6300880
Classificação de conteúdo: seguro