MOLEQUES X

Férias no sítio, que beleza. Tudo diferente. Sabia que galinhas têm penas? Quantas plantas quanto espaço. Frutas, verduras, legumes ao vivo, em cores e com cheiro...
A tia prepara o café da manhã e o aroma invade o quarto despertando o garoto e sua fome interminável - aos 12 anos os garotos são sempre famintos. Que delicia de café, que delícia de bolo, que delícia de tudo. Tudo preparado e posto à mesa com muito capricho. Até um vasinho com umas flores do jardim, que lindo.
O primo tá na escola, ainda não está de férias, o quintal é só dele. Ver a tia dando milho para as galinhas numa algazarra louca como se não houvesse milho para todas elas. Bicam o chão alvoroçadas para comer seu quinhão.
Aí foram tirar leite da vaca. Como será que a vaca põe o leite na caixinha!? Cabeça de moleque tem cada ideia. A vaca malhada, sempre mascando o capim, fornece o leite branquinho que ele toma na caneca de lata que a tia lhe oferece com alegria.
Quanta liberdade. Poder correr pelo vasto quintal do sítio, depois correr para o pomar e comer manga “no pé” jabuticaba madura, docinha. E que mexerica maravilhosa. O pequeno trator lavra a terra para uma nova plantação. É muita terra, é muito verde dos brotos que se esticam para fora da terra a encontro do ar, do sol.
O cavalo pastando livre. Galopa algumas vezes como se estivesse fazendo exercício para ficar em forma. Cavalgar pela relva fresca é muita liberdade, uma aventura melhor que andar de “skate”. Que pena que férias terminam...
João Mafra
Enviado por João Mafra em 08/04/2018
Reeditado em 08/04/2018
Código do texto: T6302904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.