"RETALHOS D'ALMA em GRATIDÃO pela VOSSA GENEROSIDADE E SOLIDARIEDADE" por GÉSNER LAS CASAS = A GRATIDÃO RECONHECE O BEM RECEBIDO E AGRADECE A GENEROSIDADE RECEBIDA PELA GRAÇA DE ALGUÉM =

"RETALHOS D'ALMA em GRATIDÃO pela VOSSA GENEROSIDADE E SOLIDARIEDADE"

= por GÉSNER LAS CASAS =

-=A GRATIDÃO RECONHECE O BEM RECEBIDO E AGRADECE A GENEROSIDADE RECEBIDA PELA GRAÇA DE ALGUÉM =

"AMIGO/COLEGA-IRMÃO CARLOS GATI, VOCÊ ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS HISTÓRIAS PASSADAS E VIVIDAS NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS E, EM NOSSO MUNDO DE LUTAS, TRABALHO E AMOR COM MULHER JOVEM QUE O ACASO ME FEZ ENCONTRAR UM DIA.

CARLOS GATI, VOCÊ FAZ PARTE DE UM PASSADO QUE POSSIBILITOU VIVER O GRANDE E INESQUECÍVEL AMOR QUE DESFRUTEI COM UMA BAIANINHA LINDA E ENCANTADORA DESDE OS ANOS DE 1969/1974 A PARTIR DA AVENIDA MIRUNA, ATÉ OS CONFINS DE MINHA HISTÓRIA TODA DE VIDA NESTA EXISTÊNCIA PLENA.

CARLOS GATI, TUA BONDADE, SOLIDARIEDADE E ENTENDIMENTOS SOBRE O QUE É AMIZADE, POSSIBILITARAM-ME VIVER INSTANTES INESQUECÍVEIS NOS BRAÇOS DE MINHA AMADA AMANTE N'ÀQUELE CANTINHO DA RUA PAIM, ONDE APENAS DEVERIA SER O TEU RECANTO DE REPOUSO PARA RECUPERAR AS ENERGIAS GASTAS NA REDAÇÃO E LOCUÇÃO DA RÁDIO RECORD-AM. EM SENDO ASSIM, A TUA GENEROSIDADE EM CEDER-ME ÀS CHAVES DE TEU ACONCHEGANTE APARTAMENTO, POSSIBILITOU-ME VIVER E DESFRUTAR O MEU GRANDE E INESQUECÍVEL AMOR COM A 'SAMUCA'. OBRIGADO A ANTIGO AMIGO EM VELHAS E RENHIDAS LUTAS NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS. VOCÊ, CARLOS GATI, POSSIBILITOU-ME VIVER E DESFRUTAR O GRANDE AMOR DE MINHA VIDA COM A BAIANINHA LINDA E MUITO MEIGA QUE, JAMAIS ESQUEDEREI.

"”RETALHOS D’ALMA”

por GÉSNER LAS CASAS; DOMINGO, 26 de Abril de 2.015 = (contando o Tempo: Centésimo décimo sexto dia no ano presente)

EU NASCI EM UMA MADRUGADA MUITO FRIA NO DIA DEZ DE JUNHO DE 1.940. FOI NA CIDADE MENINA MOÇA: MARÍLIA NO MEIO OESTE PAULISTA. O QUARTO DE MADEIRA APARELHADA ESTAVA PINTADO EM AZUL CELESTE, ERA ILUMINADO POR UMA LAMPARINA DE AZEITE EM UMA CANTONEIRA A DIREITA DA CABECEIRA DA CAMA DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO, O TANGO E, ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS. A PARTEIRA DONA TÉKLA, AJUDOU NO PARTO E QUANDO MINHA MÃE DEU-ME À LUZ ANUNCIOU QUE EU ERA UM HOMEM. EU PODIA SENTIR OS CHEIROS E, OS PERFUMES EXALADOS POR TODOS NO AMBIENTE RELETO DE AMOR ZELOSO E CARINHO FRATERNAL. AO FUNDO UM SOM INDICAVA QUE HAVIA UM VAGIDO PROTESTANDO CONTRA O AR FRIO NO INVERNO DE JUNHO. COM CERTEZA ERA EU EMITINDO MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS INITELIGÍVEIS. NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA FUI RECORDANDO AQUELES DIAS NO VENTRE DE MINHA MÃEZINHA EM QUE A MUSICALIDADE DOS SONS INVADIA M’INHA ALMA ANCIOSA POR OBTER CONHECIMENTOS. MAS, ISTO É OUTRA HISTÓRIA QUE FICARÁ PARA OUTRA OPORTUNIDADE. AOS QUATRO MESES DE VIDA TESTEMUNHEI OFICIAIS DO EXÉRCITO E UM DELEGADO LOCAL LEVAREM MEU PAI, ACUSADO DE INSUBMISSÃO E, INSUBORDINAÇÃO POR NÃO TER SE APRESENTADO PARA SE ALISTAR E SERVIR AO EXÉCITO BRASILEIRO QUANDO COMPLETOU DEZOITO ANOS DE IDADE. O “SEU TANGO”, INJUSTAMENTE PASSOU TRÊS MESES NA CADEIA PÚBLICA DE MARÍLIA, APÓS O QUE O DELEGADO GERAL DE SÃO PAULO O DOUTOR AMOROSO NETO, ACOMPANHADO DE DOIS OFICIAIS E QUATRO PRAÇAS DAS FORÇAS ARMADAS E DA FORÇA PÚBLICA O LEVARAM EM UM TREM NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO PARA O DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS NO BAIRRO DA LUZ.

LOGO APÓS A PRISÃO INJUSTA DE MEU PAI, CAUSADA POR UMA DELAÇÃO ANÔNIMA, MEUS AVÓS O DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E, FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO NOS LEVARAM, EU E MINHA MÃEZINHA ARACY PARA DOIS CORREGOS.

PASSARAM-SE DOIS ANOS ATÉ A VOLTA DE MEU PAI QUE, SERVIU NO BATALHÃO DE GUARDAS NO PARQUE DOM PEDRO II, EM SÃO PAULO. AOS SETE ANOS DE IDADE, AINDA MORANDO EM DOIS CÓRREGOS, NA NOSSA QUERIDA “TAPERA” NA RUA PADRE DOMINGOS CIUDADE, 1º, JUNTO A COLÔNIA DA PAULISTA, OUVI A VOZ DE ERON DOMINGUES, QUE APRESENTAVA O REPÓRTER ESSO: “PREZADO OUVINTE, BOA NOITE. SÃO 22HORAS NO RIO DE JANEIRO. (uma outra voz anunciava o Locutor Eron Domingues)= Eron Domingues= “PREZADO OUVINTE MUITO BOA NOITE. AQUI FALA O SEU REPÓRTER ESSO. PORTA-VOZ DA ESSO STARD OIL DO BRASIL E SEUS REVENDEDORES. TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA!” (em seguida vieram as Notícias) IMEDIATAMENTE EU SOUBE O QUE FARIA NESTA VIDA. EU, UM DIA SERIA LOCUTOR. SEGUNDO A MINHAMÃEZINHA UM SPEEKER. MUITA COISA POVOU NOSSAS VIDAS NESSE MEIO TEMPO. PASSAMOS FOME. SOFREMOS COM A MISÉRIA NA PAULICÉIA DESVAIRADA. CATEI LATAS, FERRO VELHO, ALÉM DE BUJINGANGAS OUTRAS PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA, ÀQUELE TEMPO, COMPOSTA POR SETE PESSOAS. DEPOIS TRABALHEI EM FARMÁCIAS E, CONSULTÓRIOS DENTÁRIOS. NAS HORAS VAGAS DEVORAVA LIVROS E, TRABALHAVA COMO COBRADOR DE SOCIEDADES AMIGOS DE BAIRROS. COMO LUCUTOR DE PARQUES DE DIVERSÃO, NAS HORAS OCIOSAS DO FIM DE SEMANA. CONHECI O RADIALISTA RUBENS MORAES SARMENTO EM UM PARQUE DE DIVERSÕES NA VILA ÉDI. POR INDICAÇÃO DO MORAES SARMENTO, FUI ANUNCIAR A CANDIDATURA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DO DOUTOR ADEHMAR PEREIRA DE BARROS EM COMITÊS POLÍTICOS NA REGIÃO NORTE/LESTE DE SÃO PAULO. ENTÃO, FUI CONVIDADO PARA CONHECER OS ESTÚDIOS DA RÁDIO BANDEIRANTES NA RUA PAULA SOUZA, 181, 4º ANDAR. ACEITEI IMEDIATAMENTE O CONVITE. DEPOIS DE LER A CONTRA CAPA DO LP DE RAY CONNIFF, IS’MÜSIC, INICIEI NA MESMA NOITE DE 17 DE SETEMBRO DE 1.957 A APRESENTAR, COM HENRIQUE LOBO E MOACYR FERNANDES, O PROGRAMA “VARIG É DONA DA NOITE”. NÀQUELA OPORTUNIDADE CONHECI O REDATOR DO BOLETIM DE NOTÍCIAS “RB-840”, O JORNALISTA ALEXANDRE KADUNK. A PARTIR DAQUELE DIA, PERSEGUI COM MAIOR AFINCO MEU MAIOR SONHO. TORNEI-ME LOCUTOR-APRESENTADOR. DEPOIS NOTICIARISTA-REDATOR-ENTREVISTADOR E, REPÓRTER INVESTIGATIVO. DIVIDI ESPAÇO E MICROFONES COM OS GRANDES NOMES DO RÁDIO JORNALISMO NAS RÁDIOS BANDEIRANTES; PIRATININGA; GAZETA; DIFUSORA de SÃO PAULO; RECORD; RÁDIO CULTURA-SUMARÉ AO LADO DE CRISTÓVÃO BARROS DE ALENCAR-; PRB-8 DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E, INDEPEDÊNCIA de RIO PRETO. VOLTEI À SÃO PAULO , PELAS MÃOS DE MORAES SARMENTO E KALIL FILHO NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1.962, TRABALHANDO NAS EMISSORAS E, DIÁRIOS ASSOCIADAS DA CAPITAL PAULISTA. INICIALMENTE NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 E, POSTERIORMENTE NA RUA SETE DE ABRIL, 230.

A MINHA HISTÓRIA É MUITO GRANDE A DARÁ UM LIVRO DE MAIS DE QUATROCENTAS PÁGINAS. A MARCHA INEXORÁVEL DO TEMPO DETERMINOU ENCONTROS E, DESENCONTROS. VITÓRIAS E, DERROTAS. MAIS DEROTAS QUE VITÓRIAS. AS VITÓRIAS FORAM TÃO SIGNIFICATIVAS QUE ANULARAM AS DERROTAS DOLORIDAS. DERROTAS PASSAGEIRAS E, INTEIRAMENTE SUPERÁVEIS COM A MINHA DETERMINAÇÃO DE ATINGIR O OBJETIVO VISADO NAQUELA NOITE DISTANTE EM DOIS CÓRREGOS QUANDO OUVI PELA PRIMEIRA VEZ O LOCUTOR ERON DOMINGUES. HOJE, AO MIRAR A IMAGEM REFLETIDA NO AÇO POR TRÁS DO VIDRO LAMINADO, APENAS VEJO A SEMELHANÇA COM OS MEUS QUERIDOS E AMADOS PAIS. TRAÇOS QUE CARREGO ETERNAMENTE EM MINHA FACE DEMONSTRAM A FISIONÔMIA DO SEU TANGO E DA DONA ARACY. OS CABELOS BRANCOS DENOTAM A FACE DE AR ENVELHECIDO E, DIGNO DO ALFAIATE ALTAMENTE PREPARADO PARA CONFECCIONAR COSTUMES MASCULINOS E FEMININOS. OS OLHOS CLAROS E, OS LÁBIOS DE MINHA MÃEZINHA SE DESTACAM EM MEIO A UM ROSTO QUE NÃO MAIS SORRI E, TAMBÉM NÃO CHORA DA SOLIDÃO QUE A VIDA ASSIM NOS IMPÕE INVARIAVELMENTE. ENTENDO QUE SOMOS COMO ÁRVORES EM MEIO A FLORESTA VERDEJANTE QUE SE DEGRADA COM O PASSAR DO TEMPO. PORÉM, VAI DEIXANDO AO LONGO DA VIDA SUA HERANÇA GENÉTICA ESPALHADA ENTRE PEDRAS E ESPINHOS NAS RIBANCEIRAS DAS MONTANHAS E VALES. CADA ÁRVORE, DEPENDENDO DO SEU TIPO, TEM ALÉM DO PODEROSO TRONCO, GALHOS, FOLHAS E FLORES QUE RESULTAM EM FRUTOS E, SEMENTES QUE FAZER NASCER NOVAS MAGESTOSAS E, FRONDOSAS ÁRVORES. ENQUANTO A VELHA ÁRVORE MÃE, EMBORA COM RAIZES PROFUNDAS, DEGRADA-SE LENTAMENTE AO SABOR DAS SECAS QUE PROVOCAM CHAMAS EXPOMTÂNEAS FORÁZES. OU INCÊNDIOS PROVOCADOS POR MÃOS CRIMINOSAS E, INDIFERENTES A FRAGILIDADE DA VIDA QUE PODE SER CONSUMIDA EM POUCAS HORAS, AINDA EXISTEM AS TORMENTAS COM TEMPESTADES, ALÉM DAS VENTANIAS QUE ESPALHAM SUAS FOLHAS RECEQUIDAS E, JÁ CANSADAS PELO PASSAR DO TEMPO QUE, DE VERDES, SE TORNARAM QUASE MARRONS E, AGORA DEVEM APODRECER ANTES DE SE TORNAREM CARBONO QUE RESSURGIRÁ EM OUTRAS ÁRVORES MINÚSCULAS À SOMBRA DO TRONCO GIGANTESCO QUE DOMINAVA TODA A PAISAGEM DA MATA. O VENTO FORTE SOPRA IMPIEDOSO DESGRUDANDO FOLHAS FLORES E, FRUTOS DE SEUS GALHOS VELHOS E RETORCIDOS. CADA NOVA PEQUENA ÁRVORE SEGUIRÁ O SEU DESTINO, RESTAURANDO A FLORESTA, PARA QUE HAJA ÁGUA, OXIGÊNIO E VIDA VEGETAL E, ANIMAL SOBRE AQUELA TERRA QUE SE RENOVA E, VIVE CADA VEZ MAIS, TODOS OS DIAS DA ETERNIDADE DE DEUS.

PARA TERMINAR, SAÍ DE MINHA TERRA NATAL AOS QUATRO MESES DE IDADE E, NUNCA MAIS VOLTEI POR LÁ. HOJE, COM QUASE 80 ANOS DE IDADE, O MEU MAIOR SONHO É VOLTAR E, PODER CONTEMPLAR O SEU CÉU AZUL E, SENTIR O CALOR AGRADÁVEL DA MINHA TERRA NATAL, QUE É MARÍLIA.

APRENDI AOS SEIS ANOS DE IDADE, QUE, NO PRECISO INSTANTE EM QUE TOMBAR A ÚLTIMA ÁRVORE NO PLANETA COM ELA MORRERÁ O ÚLTIMOS SER VIVO SOBRE A TERRA.

“EM TODOS NÓS ABITAM ANJOS E DEMÔNIOS”

NUNCA SERÁ TARDE PARA BUSCAR UM MUNDO MELHOR E NOVO, SE NO EMPENHO PUSERMOS CORAGEM E ESPERANÇA. A INSPIRAÇÃO DE AGORA, QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2016, É ESSE TEMA PARA MINHA ARTE EM TELA ANTIGA MODIFICADA COM MELHOR APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES.

SINTO SAUDADE DE TODOS NÓS JUNTOS E MISTURADOS EM BUSCA DE UM SÓ OBJETIVO: O AMOR FRATERNO. HOJE, PELA MANHÃ, ENCONTREI-ME COMIGO MESMO AO BARBEAR-ME. CARAMBA, QUANTO TEMPO SEM ME VER. E NÃO SENTI MINHA AUSÊNCIA QUERIDA.

ONDE FOI QUE ESTIVE QUANDO TODOS VIERAM VER-ME E, EU NÃO ME ENCONTRAVA AQUI PARA RECEBÊ-LOS, OUVIR SOBRE SEUS FEITOS, SUAS DORES, SAUDADE E, DE ALGUNS ATÉ PARA SE JUSTIFICAREM POR TEREM DEMORADO TANTO PARA VIR ME VER E OUVIR MINHAS HISTÓRIAS VERDADEIRAS E TÃO ANTIGAS.

DEPOIS,EU MESMO, OUVINDO MINHAS PRÓPRIAS LEMBRANÇAS, PERCEBI QUANTA SAUDADE GUARDO AQUI NOS MEUS SENTIMENTOS ESCONDIDOS E REPRIMIDOS POR VOSSAS AUSÊNCIAS CRUÉIS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 04/05/2018

Código do texto: T6326901

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 04/05/2018
Reeditado em 04/05/2018
Código do texto: T6326901
Classificação de conteúdo: seguro