PEDRO Álvares CABRAL

(1467-1520)

Fidalgo portiguês que comandou a frota que em 22 de Abril de 1500 alcançou o Brasil em Porto Seguro. Natural de Belmonte,pertenceu á corte de D. JoãoII.

Após o regresso de VASCO DA GAMA da Índia,D. MANUEL i, confiou-lhe uma poderosa frota de 13 navios, tendo a bordo cerca de 1200 homens, já com o fim de trazer mercadorias em qualidade apreciável da Índia. Depois da Estada em Cabo Verde,tirando partido das correntes maritimas, intensionalmente ou não, navegaram para Ocidente, procuraram Ventos favoráveis para atravessarem do Atlântico Sul e passarem o Cabo da Boa Esperança. Foi então que avistaram Brasil. Cabral tomou posse da Terra encontrada em, nome do Rei de Portugal e enviou um barco a Portugal com a noticia deste descobrimento descrito na carta de Pêro Vaz de Caminha, escriturário que servia a bordo. Teve grandes dificuldades na rota para,a Índia, perdendo 4 navios, incluindo o que levava Bartolomeu Djas. Após incidentes que custaram a vida de vários portugueses teve em bombardear Calecute, conseguiu contudo negociar com outras cidades, tirando partido dos conflitos locais. Em 1501, estava de volta a Portugal tendo sido muito bem recebdo, contudo por razões que se ignoram, o seu nome nunca mais apareceu ligado aos descobrimentos, embora esteja provado que continua nas boas graças de D. Manuel I.

Enciclopédia ds História Universal

TÓLU
Enviado por TÓLU em 05/05/2018
Reeditado em 01/03/2019
Código do texto: T6327581
Classificação de conteúdo: seguro